Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Citologia
Membrana plásmatica, Golgi, Transporte através da membrana, Especializações da membrana plasmática.

 “ Hialoplasma”
Membrana Plasmática:
Existe, na superfície das células, uma camada muito viscosa denominada membrana plasmática ou celular que separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle de penetração e saída de substâncias da célula. Porsua diminuta espessura, a membrana plasmática só é visível no microscópio eletrônico.
A membrana plasmática participa de numerosas funções celulares. É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentroda célula e as substâncias indesejáveis sejam impedidas de penetrar ou, então, eliminadas do citoplasma. A membrana tem capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como por exemplo, hormônios. Além da membrana plasmática, as células eucariontes possuem, no citoplasma e em torno do núcleo, um elaborado sistema de membranas ( envoltório nuclear, retículo endoplasmático,mitocôndrias, cloroplastos, aparelho de Golgi ) que divide a célula em compartimentos.
A membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns nas membranas são os fosfolipídios principalmente os fosfoglicerídeos. As membranas das células animais contêm colesterol e as das células vegetais apresentamoutros esteróis. Os esteróis são importantes porque através da concentração deles, a célula pode variar a fluidez das membranas.
Todas as membranas celulares apresentam a mesma organização básica, sendo constituídas por duas camadas lipídicas responsáveis pela estrutura destas membranas. Cada tipo de membrana tem suas proteínas características, principais responsáveis pelas funções da membrana.A membrana plasmática possui grande variedade de proteínas, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: as integrais ou intrínsecas e as periféricas ou extrínsecas, tomando-se por base a facilidade de extraí-las da bicamada lipídica.
As proteínas integrais estão firmemente associadas aos lipídios e só podem ser separadas da fração lipídica através do emprego de detergentes. As proteínasextrínsecas podem ser isoladas facilmente, bastando reduzir a concentração iônica da solução aquosa de extração.
O modelo atualmente mais aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, que postula a existência de um mosaico de moléculas protéicas colocadas em uma camada fluida de lipídios. Moléculas de hidratos de carbono associam-se a proteínas da membrana, para formar glicoproteínas,e a lipídios, formando glicolipídios que, na membrana plasmática, aparecem na face externa da membrana como componentes do glicocálix.
Nesse modelo, as moléculas da camada dupla de lipídios estão organizadas com suas cadeias apolares ( hidrofóbicas ) voltadas para o interior da membrana, enquanto as cabeças polares ( hidrofílicas ) ficam voltadas para o meio extracelular ou para o citoplasma,que meios aquosos. Essas duas camadas lipídicas estão associadas devido à interação de suas cadeias hidrofóbicas. Como as proteínas da membrana possuem resíduos hidrofílicos e hidrofóbicos, admite-se que fiquem mergulhadas total ou parcialmente na camada lipídica. A membrana pode ser considerada como constituída por uma camada hidrofóbica média e duas camadas hidrofílicas, uma interna e outraexterna.
Existe forte assimetria entre as duas faces da membrana plasmática, tanto na composição de lipídios como nas proteínas. Por exemplo, na membrana dos eritrócitos a camada lipídica externa é mais rica em fosfatidilcolina, enquanto na camada lipídica em contato com o citoplasma predominam fosfatidiletanolamina ( lecitina ) e fosfatidilserina.
Numerosas evidências demonstram que a superfície...
tracking img