Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 7 introdução à citologia e membranas celulares


1.Citologia: Estudo da célula
Na unidade 1, há uma breve apresentação do conceito de célula, com a discussão do que é essa estrutura e sua composição química básica. Também são apresentadas algumas informações sobre processos que ocorrem dentro das células: a fotossíntese, a respiração celular, a fermentação2.1Qual é o tamanho de uma célula?
O nosso corpo é formado por células.por mais atentamente que olhemos para ele, porém, não conseguimos enxergar nenhuma delas, pois como como regra geral as células possuem tamanho inferior ao poder de resolução da vista humana, ou seja, ao menor tamanho que a nossa vista é capaz de distinguir
Existem, no entanto, exceções: o óvulo humano, porexemplo, mede em torno de 200 micrometros de diâmetro.
2.2como é possível observar uma célula que não é visível a olho nu?
Em 1665, Robert hooke, um cientista inglês,estava trabalhando com um microscópio rudimentar e observou uma delgada fatia de cortiça;ele conseguiu, pela primeira vez, distinguir os contornos de uma célula.
Embora Hooke já houvesse observar a célula em 1665, somente em 1838foi comprovada por schleiden a existência uma célula em plantas e em 1839 foi comprovado por schwann a existência de células em animas.
Esses dois cientista ,schleiden e schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como doutrina celular: “todo ser vivo é formado por células”.
De fato, existente unicelulares e multicelulares, mas todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formadospor células.
Microscópios de luz são ate hoje muito utilizados para o estudo das células. Existente diversos tipos desses microscópios, e alguns chegam a ter aumentos de ate cerca de 2000 vezes, possibilitando estudo de varias estruturas celulares. As células eu carioticos são maiores que as procarióticas. Os vírus são menores que as menores células já conhecidas e são visíveis apenas aomicroscópio eletrônicos
A maioria das células apresenta, portando, dimensões microscopias.
2.3 qual e a forma de uma célula?
É muito facio perceber a existência de células das mais variadas formas : cúbicas, cilíndricas, prisma ticas esféricas fusiformes, estreladas etc. existem ate células que mudam constantemente de forma, como acontece com as amebas, que são seresunicelulares.
As amebas são os melhores exemplos de unicelulares que mudam constantemente chamado pseudópodes, com os quais se locomovem e capturam alimentos.
No nosso corpo também existem células capazes de alterar sua forma, pois emitem pseudópodes, parecidos com os da ameba essas células são os macrófagos e alguns tipos de glóbulos brancos do sangue, como os neutro filos.graças aos pseudópodesque emitem, essas células conseguem englobar bactérias e partículas que invadem o nosso organismo, e depois as destroem. Elas exercem,portanto, função de defesa de nosso corpo.
2.4 toda célula desempenha sempre a mesma função?
No caso da espécie humana, por exemplo, existem numerosas funções a serem exercidas pelo organismos:locomoção, digestão, respiração, excreção, audição,excreção, audição reprodução etc.
.
Como regra geral, os organismos multicelulares originam-se de uma única célula, a célula – ovo ou zigoto. É essa célula que sofre varias divisões e da origem a todas as células que sofre varias divisões e dá origem a todas as células do corpo.
A medida que as células se dividem,ocorre também o processo de diferenciação celular:grupos de células especiaislizam-se na execução de determinadas funções.
3.Estrutura básica de uma célula eucariótica
Você já sabe que uma célula eucarística é constituída por três partes básicas:um envoltório –membrana plasmática -,o citoplasma e o núcleo, onde estão os cromossomos, estruturas formadas basicamente por DNA. Na célula procariótica, o DNA localiza-se numa região do citoplasma chamada...
tracking img