Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Domingos A. Lammoglia

Compreendida a importância do DNA, os pesquisadores voltaram a sua atenção para a provável estrutura de sua molécula. A composição do DNA de várias espécies estudada por Erwin Chargaff, em 1950, mostrou a porcentagem de nucleotídeos com adenina é igual à porcentagem de nucleotídeos com timina; por outro lado as porcentagens de nucleotídeos de guanina e de citosinasão também as mesmas. A=TeC=G Em 1953, usando técnicas de difração de raios X, Watson e Crick propuseram um modelo estrutural da molécula do DNA. Esse modelo foi mais tarde aperfeiçoado por Wilkins. Em 1962, Watson, Crick e Wilkins dividiram o prêmio Nobel em Medicina e Fisiologia por essa descoberta.

Segundo o modelo proposto, a molécula de DNA é composta por dois filamentos depolinucleotídeos, dispostos helicoidalmente em torno de um mesmo eixo. Cada filamento é constituído por inúmeros nucleotídeos ligados uns aos outros pelo fosfato. Os filamentos estão unidos por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Estas formam pares definidos: adenina (A) com timina (T), duas pontes de hidrogênios, e guanina (G) com citosina (C) ,três pontes de hidrogênios. Esse modelo pode sercomparado a uma escada espiralada. Os pares de bases nitrogenadas representam os degraus, e a ligação fosfato-açúcar, os corrimãos.

TESTE DO MODELO O modelo proposto por Watson, Crick e Wilkins para a molécula do DNA deveria satisfazer os seguintes requisitos: conter a informação genética; ser capaz de se autoduplicar; sofrer mutações e mostrar como uma informação genética armazenada pode sertraduzida em ação em um organismo vivo.

INFORMAÇÃO GENÉTICA A informação genética está contida na seqüência de bases dos nucleotídeos do DNA. A seqüência de bases do DNA é um “alfabeto” com quatro letras (A, T, C e G) nas mais diversas combinações. Um vírus tem filamentos de DNA com 10.000 nucleotídeos, enquanto o DNA presente nos 46 cromossomos humanos possui cerca de 3,2 bilhões de nucleotídeos.Isso possibilita um número astronômico de variações e explica a grande diversidade de seres vivos. Denomina-se gene a uma seqüência de nucleotídeos do DNA responsável pela síntese de uma determinada proteína.

A DUPLICAÇÃO DO DNA
A molécula do DNA apresenta a característica de produzir cópias idênticas dela mesmo, é o que denominamos replicação ou duplicação. Durante a duplicação do DNA, amolécula abre-se ao meio, em virtude da relativa facilidade com que se rompem as ligações de hidrogênio. A DNA polimerase utiliza cada filamento como “molde” para a montagem de um filamento novo. Os novos nucleotídeos são unidos entre si, obedecendo à seqüência ditada pelo filamento original. Em frente a uma adenina, posiciona-se uma timina (ou vice-versa) e, em frente a uma citosina, coloca-se umaguanina (ou vice-versa). Dessa forma, quando o processo se completa, cada filamento original serviu de molde para a montagem de um filamento novo. Cada nova molécula de DNA tem, portanto, um filamento recém-formado e um filamento remanescente da molécula inicial. Daí a duplicação do DNA ser denominada de semiconservativa.

A MUTAÇÃO A ocorrência de erros durante a duplicação do DNA, por perda,ganho ou alterações nas seqüências dos nucleotídeos, resulta na formação de moléculas diferentes da original. Isso quer dizer que um gene (seqüência de nucleotídeos) foi alterado. Esse fenômeno recebe o nome de mutação gênica, um dos grandes responsáveis pela grande variabilidade das espécies. A SÍNTESE DE PROTEÍNAS É o fenômeno responsável pela evidência de que a informação genética, armazenada nasmoléculas do DNA, é traduzida em ação em um organismo vivo.

A ESTRUTURA DA MOLÉCULA DO RNA
Os ácidos ribonucléicos são macromoléculas formadas por apenas uma cadeia simples de polinucleotídeos. O RNA também difere do DNA por possuir uracila em vez de timina, ribose no lugar da desoxirribose e ser encontrado predominantemente no citoplasma celular. O RNA é sintetizado no núcleo a partir...
tracking img