Citoesqueleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)O citoplasma das células eucarióticas é sustentado por uma rede de tubos muito finos – os microtúbulos – e por filamentos protéicos – microfilamentos, que formam o citoesqueleto.

Citoesqueletode uma célula
Os microtúbulos são estruturas cilíndricas constituídas de inúmeras moléculas de uma proteína denominada tubulina, que se dispõem em um padrão helicoidal, dando origem à parede dotúbulo. Essas moléculas podem se desassociar desfazendo o microtúbulo e, em seguida, se reorganizar para formar novamente o microtúbulo.

Essa constante reoganização ocorre em razão da polimerização dosdímeros de tubulina em uma extremidade (crescimento ou alongamento – extremidade +) e à despolimerização na outra extremidade (diminuição ou encurtamento – extremidade -).

A principal função dosmicrotúbulos é de fornecer suporte estrutural para manutenção do formato das células e a disposição interna das organelas. Ainda são responsáveis pela formação do fuso meiótico e mitótico e origem decentríolos, flagelos e cílios.

Os microfilamentos são finíssimos fios de proteína queratina e das proteínas actina e miosina, principais componentes das células musculares. Sendo assim, são estruturasresponsáveis pela contração e distensão das células musculares, além de promover diversos movimentos celulares como a ciclose – corrente citoplasmática característica de células vegetais – e omovimento amebóide – peculiar das amebas, que dependem da contração da actina e de pseudópodos para locomoção e captura de alimentos.

Os microfilamentos, juntamente com os microtúbulos, também sãoresponsáveis por manter a forma das células.
2)O Citoesqueleto é responsável por manter a forma da célula e as junções celulares, auxiliando nos movimentos celulares. É constituído por proteínas bastanteestáveis filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina.

Índice [esconder]
1...
tracking img