Citocromo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Citocromo
1-Características gerais da proteína:
O citocromo possui grande importância e cientistas afirmam que sua deficiência é incompatível com a vida.
Isso devido a suapresença na respiração celular como um componente da cadeia respiratória mitocondrial , funciona como um indutor de apoptose (morte celular programada) e na espermatogênese , regulandoo numero de células germinativas (por meio de apoptose).
O citocromo c, consiste numa cadeia polipeptídica única de 104 resíduos de aminoácidos covalentemente ligada a um grupoheme. É uma proteína que se revela bastante multifacetada, apresentando várias funções, intervindo direta ou indiretamente em determinados mecanismos.

O citocromo c é uma proteínafilogeneticamente antiga e que cedo se desenvolveu na evolução da vida. Uma vez que esta proteína essencial é responsável pela execução de um passo importante na produção de energiacelular, tendo sofrido pequenas modificações ao longo de milhões de anos de evolução. Podemos facilmente observar leveduras, células vegetais ou inclusive as nossas próprias células econstatar formas bastante parecidas desta proteína.

O citocromo c é facilmente extraído da mitocôndria à custa da sua solubilidade em água. Além disso, está fracamente associadaao espaço intermembranar. O citocromo c está disponível (em venda) na sua forma pura e nativa, apesar de ser dispendioso. O citocromo c consiste numa cadeia polipeptídica de 104aminoácidos, aproximadamente esféricos, covalentemente ligados a um grupo heme. O heme é um grupo prostético no qual o Ferro (Fe(II)) é rodeado com 4 átomos de nitrogênio. Esta unidadenão polipeptídica é essencial para a actividade do citocromo c, porque o Ferro é o componente redox do citocromo c.

Possui ph alcalino.
Estrutura tridimensional do citocromo
tracking img