Citações

SUMÁRIO
1. Sistemas de Chamada Numérico e Sistema de Chamada Autor/Data.
1.1 Citações diretas (curtas e longas)
1.2 Citações indiretas (paráfrase)
1.3 Citação de Citação

1. Sistemas deChamada Numéricos e Sistema de Chamada Autor/Data.
Sistemas de Chamada Numéricos:
Neste sistema a indicação da fonte no texto é realizada por uma numeração única consecutiva que remete a uma lista dereferências ao final da pagina organizadas em ordem seqüencial, numérica e crescente.
Sistema de Chamada Autor/Data:
Neste sistema a indicação da fonte no texto é feita colocando-se o sobrenomedo autor ou o nome da entidade responsável ou ainda a primeira palavra do título (quando a obra não possuir autoria), seguida da data de publicação. Ao final do trabalho relacionam-se as referênciascompletas em ordem alfabéticas. Para as citações diretas, inclui-se a indicação de página. (NBR10520, 2002, p. 4.).

1.1 Citações diretas (curtas e longas).
Citações diretas curtas:
Quando nãoultrapassar a três linhas deve estar incorporada ao texto e destacada por aspas duplas “ “ , enquanto que aspas simples ‘ ‘ são utilizadas para indicar uma citação dentro da citação.
Citações diretasLongas:
Quando ultrapassar a três linhas deve ser apresentado em separado do texto, destacada por uma fonte menor (tamanho 10), com intervalo simples entre linhas, recuado da margem e num parágrafoindependente.
1.2 Citações indiretas (paráfrase)
É a transcrição das idéias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada, pois éa maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.
1.3 Citação de Citação
Utilizada quando não temos a fonte original de talinformação, utilizamos a palavra APUD. Deve ser indicada obedecendo à seguinte ordem: sobrenome do autor do texto consultado, seguida da expressão "Apud" e sobrenome do autor da obra consultada e da...