Cistos odontogenicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cistos e Tumores Odontogênicos
.
Os cistos odontogênicos são comuns na clinica, já os tumores odontogênicos, são lesões incomuns.

• Cistos Odontogênicos.
Com raras exceções, no osso, cistos limitados por epitélios são observados somente nos maxilares.
De acordo com a sua origem, os cistos odontogênicos são sub-classificados em de desenvolvimento e inflamatórios. Os cistos dedesenvolvimento são de origem desconhecida e os cistos inflamatórios resultam de inflamação.

• Cistos de Desenvolvimento:

Cisto dentígero (Cisto Folicular)
O cisto dentígero é definido como um cisto que se origina pela separação do folículo da coroa de um dente incluso. É o tipo mais comum de cisto de desenvolvimento. O cisto dentígero envolve a coroa de um dente incluso e está unido ao dente najunção esmalte-cemento, aparentemente, ele desenvolve-se pelo acumulo de liquido ente o epitelio reduzido do esmalte e a coroa do dente.
- Características clínicas.
Mais frequentemente eles envolvem os terceiros molares inferiores. Outros locais relativamente freqüentes são os caninos superiores, terceiros molares superiores e segundos pré-molares inferiores. Os cistos dentígeros raramenteenvolvem os dentes decíduos inclusos. Ocasionalmente, estão associados com dentes supranumerários ou odontomas. Eles são, com mais freqüência descobertos em pacientes entre 10 e 30 anos de idade. Há uma ligeira predileção pelos homens, e a prevalência maior é nos brancos do que nos negros. Os cistos dentígeros pequenos são, com freqüência, totalmente assintomáticos e descobertos apenas por examesradiográficos de rotina ou quando são feitas radiografias para determinar a razão da falta na erupção de um dente. Os cistos dentígeros podem aumentar consideravelmente de tamanho e os cistos grandes podem estar associados à expansão indolor do osso na região afetada. Lesões extensas podem causar assimetria facial.
- Características Histopatológicas.
No cisto dentígero não-inflamado, a cápsula detecido conjuntivo fibroso e arranjada frouxamente e a substancia fundamental contem quantidade considerável de glicosaminoglicanos. No cisto dentígero inflamado a cápsula fibrosa é mais colagenizada e o infiltrado crônico de células inflamatórias é variável.
- Tratamento e Prognóstico.
É a cuidadosa enucleação do cisto e remoção do dente incluso associado. O prognóstico para a maioria dos dentesdentígeros é excelente porem muito tem sido escrito sobre a possibilidade de o revestimento do cisto dentígero sofrer transformação neoplásica para um ameloblastoma, mais raramente um carcinoma de células escamosas ou alguns carcinomas mucoepidermóides intra-ósseos.

Cisto de Erupção (Hematoma de Erupção)
O cisto de erupção é o análogo do cisto dentígero no tecido mole. Desenvolve-se comoresultado da separação do folículo dentário que envolve a coroa de um dente em erupção que esta dentro dos tecidos moles sobre o osso alveolar.
- Características Clínicas.
O cisto de erupção é uma tumefação mole, muitas vezes translúcida na mucosa gengival, recobrindo a coroa de um dente decíduo ou permanente em erupção. A maioria dos casos são observados em crianças com menos de 10 anos. Ainda que ocisto possa ocorrer em qualquer dente em erupção, a lesão esta mais comumente associada com os primeiros molares permanentes e incisivos superiores. Traumatismo na superfície pode resultar em presença de sangue no liquido cístico, dando uma cor purpúrea ou castanha. Estas lesões, algumas vezes, são referidas como hematomas de erupção.
- Características Histopatológicas.
Observa-se o epitéliobucal de superfície na parte superior. Na lamina própria subjacente, há um infiltrada variável de células inflamatórias. O revestimento do cisto, na porção mais profunda do material é formado por uma camada fina de epitélio escamoso não-ceratinizado.
- Tratamento e Prognóstico.
Pode não ser necessário nenhum tratamento, porque frequentemente o cisto se rompe espontaneamente, permitindo a erupção...
tracking img