Cisticercose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cisticercose

O mato grosso d sul tem grande tradição em criação de gado, e com isso varias doenças surgirão ao longo do tempo, e umas das mais pontuais é a cisticercose.
A situação dacisticercose no Mato Grosso do sul não esta bem documentada, por causa da existência de muitos abatedouros clandestinos, sem inspeção e controle sanitário. Cisticercose é uma doença causada pelos ovos da larvada tanea sagitana, que engrene parte esta contida nas fezes humanas. O homem é o hospedeiro definitivo, e os bovinos são os principais hospedeiros intermediários desse parasita, os vermes adultoslocalizam-se no intestino delgado do homem e os cisticercos, nos músculos, pulmões e no fígado dos hospedeiros intermediários.
A cisticercose bovina, geralmente, não apresenta sinais clínicos aparentes,impossibilitando assim o diagnostico da doença em animais vivos. Pode ser observado um quadro de enterite ou caracterizado por diarreia, cólicas e tensão na parede abdominal, que pode ser dolorosa apalpação durante a fase de invasão dos embriões.
Já na fase de disseminação destes, o que se observa está relacionado a dispersão dos embriões nos diferentes tecidos, caracterizando-se pordificuldade na mastigação e apreensão de alimentos.Em casos mais graves observa-se pseudoparalisia maxilar inferior e tosse seca e quitinosa, quando os músculos mastigatórios, língua e submucosas da laringesão atingidos.
A aplicação de medidas para o controle da teníase cisticercose depende da característica epidemiológica da enfermidade na região, incluindo ou condições socioeconômicas e culturais. Aestratégia fundamental consiste em interromper o ciclo evolutivo do parasita, a fim de evitar a infecção no animal e na população humana. A utilização de serviços de água e esgoto e fossa sanitária paraevitar a disseminação dos ovos, também é um ponto de grande importância na prevenção da cisticercose e da teníase.
As carcaças são condenadas em casos de infestações intensas pela Cisticercose...
tracking img