Cisternas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos de Convivência com o Semiárido e Agroecologia:

Desenvolvimento sustentável e solidário além do aspecto econômico, integrando as dimensões sociais, culturais, políticas e ambientais. Temcomo finalidade a melhoria da qualidade de vida, como fundamento a mobilização social e coletiva a autogestão de seu desenvolvimento. O Semiárido é um ecossistema caracterizado, dentre outrosmotivos, pela baixa umidade em decorrência do volume pluviométrico em determinados períodos do ano. A implantação de obras hídricas realizadas pela Cáritas, como: cisternas, pequenas barragens, perfuração depoços...) além da mobilização e organização comunitária, capacitação técnica e política para desenvolvimento local sustentável.

A agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agriculturafamiliar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; onde se agrega conhecimentos populares e tradicionais oriundos de experiências de agricultores familiares de comunidadesindígenas e camponesas.

Propõe novas formas de apropriação de recursos naturais que devem se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a filosofia-base.

Objetivoprincipal de promover a convivência com o semi-árido,através de todas as atividades que desenvolver: terra, reforma agrária, crédito assistência técnica, busca e gerenciamento de água, combate adesertificação, conservação do bioma caatinga, educação formal adaptada ao semi-árido e outras. Deste modo, a ASA não se restringe ao P1MC, sendo este, apenas, uma das suas ações.Assim, ao se discutir um processo decapacitação no P1MC, o seu conteúdo básico não pode se restringir à água, sua captação e gerenciamento, mas a toda a dimensão de convivência com o semi-árido, tornando-o um lugar digno de vida paratodas as pessoas.
É uma junção harmônica entre os conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais, permitindo o entendimento a cerca da agroecologia como ciência, como...
tracking img