Cisteina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Identificação Púricas e Pirimídicas:

a) A C A
ll lll ll
T G T
ll lll ll
A C A
ll lll ll
U G U

b) A C G
lllll lll
T G C
ll lll lll
A C G
ll lll lll
U G C

2) Identificação de pontes Peptídicas:

a) Semi púrica, composta por 2 púricasdipeptídicas e 1 pirimídica tripeptídica.

b) Semi púrica, composta por 2 púricas, 1 dipeptídica (A) e 1 tripeptídica (G), e 1 pirimídica tripeptídica (C).

3) O que é CISTEÍNA ?
A cisteína éum dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Sua fórmula molecular é C3H7NO2S sendo um aminoácido relativamente simples.possui em sua estrutura os grupos amino (NH2), carboxila (COOH) e tiol (SH). A cisteína apresenta-se na natureza sob a forma de dois isômeros espaciais, cisteína-D e cisteína-L (mais abundante danatureza). O seu nome tem origem na palavra grega kustis, significando "bexiga", pois foi isolada inicialmente a partir de cálculos renais. A cisteína possui um grupo tiol na sua cadeia lateral e é,principalmente encontrada em proteínas e no tripeptídeo glutationa. Quando exposto ao ar, e sob determinadas condições fisiológicas (incluindo no interior de proteínas), a cisteína oxida-se formando cistina,composta por duas cisteínas unidas por uma ligação dissulfeto.
As moléculas de cisteína têm um papel fundamental na manutenção da estrutura terciária de proteínas. Ao formarem ligações dissulfetoentre os seus grupos tiol, aumentam a estabilidade molecular e a resistência à proteólise. A insulina é um exemplo deste tipo de ligações, pois é formada por dois peptídeos ligados por duas destasligações dissulfeto.
Alimentos ricos em cisteína incluem pigmentos vermelhos, alho, cebola, bróculis, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo. Não é, contudo, um aminoácido essencial: é sintetizado...
tracking img