Cisalhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

SUMÁRIO / ÍNDICE

1) INTRODUÇÃO 4
2) DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO 5
2.1) TENSÃO DE CISALHAMENTO 6
3) CURIOSIDADES 7
3.1) CRIADO UM VIDRO MAIS FORTE DO QUE O AÇO 7
3.2) DESENVOLVIMENTO DE UM ADESIVO NANOMODIFICADO POR GRAFENO 8
4) APLICAÇÕES 9
5) CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11



1) INTRODUÇÃO

O cisalhamento está mais presente em nossas vidas do que se imaginamos: ao cortar uma folha, umpedaço de queijo ou aparas do papel com guilhotina, entre muitos outros exemplos.
No caso de metais, podemos praticar o cisalhamento com tesouras, prensas de corte, dispositivos especiais ou simplesmente aplicando esforços que resultem em forças cortantes.
Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente, por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenômeno damos o nomede cisalhamento.
Ao fazer o teste de cisalhamento, podemos ver como os materiais reagem ao esforço de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento de rompem, isso é muito importante, principalmente na estamparia que envolve corte de chapas, ou nas uniões de chapas por solda, por rebites ou por parafusos, onde a força cortante é o principal esforço que as uniões vão terde suportar.
Neste trabalho você vai ver como e quando acontece o cisalhamento e os cálculos que deveram se feitos, além de um protótipo a ser apresentado em sala de aula exemplificando muito bem como esse fenômeno acontece.



2) DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO

Deformação ou fratura sofrida por um corpo quando submetido à ação de forças cortantes que atuam em direções paralelas e em sentidosopostos sobre pontos adjacentes do corpo define-se como cisalhamento.
Ao estudar os ensaios de tração e de compressão, você ficou sabendo que, nos dois casos, a força aplicada sobre os corpos de prova atua ao longo do eixo longitudinal do corpo.
No caso do cisalhamento, a força é aplicada ao corpo na direção perpendicular ao seu eixo longitudinal. Esta força cortante, aplicada no plano da seçãotransversal (plano de tensão), provoca o cisalhamento.
Como resposta ao esforço cortante, o material desenvolve em cada um dos pontos de sua seção transversal uma reação chamada resistência ao cisalhamento.
A resistência de um material ao cisalhamento, dentro de uma determinada situação de uso, pode ser determinada por meio do ensaio de cisalhamento.
A forma do produto final afeta sua resistência aocisalhamento. É por essa razão que o ensaio de cisalhamento é mais freqüentemente feito em produtos acabados, tais como pinos, rebites, parafusos, cordões de solda, barras e chapas.
É também por isso que não existem normas para especificação dos corpos de prova. Quando é o caso, cada empresa desenvolve seus próprios modelos, em função das necessidades. Do mesmo modo que nos ensaios de tração e decompressão, a velocidade de aplicação da carga deve ser lenta, para não afetar os resultados do ensaio.
Normalmente o ensaio é realizado na máquina universal de ensaios, à qual se adaptam alguns dispositivos, dependendo do tipo de produto a ser ensaiado. Para ensaios de pinos, rebites e parafusos utiliza-se um dispositivo.
O dispositivo é fixado na máquina de ensaio e os rebites, parafusos oupinos são inseridos entre as duas partes móveis ao se aplicar uma tensão de tração ou compressão no dispositivo, transmite-se uma força cortante à seção transversal do produto ensaiado. No decorrer do ensaio, esta força será elevada até que ocorra a ruptura do corpo. No caso de ensaio de solda, utilizam-se junções soldadas.
No caso de ensaio de chapas, emprega-se um estampo para corte, Neste ensaionormalmente determina-se somente a tensão de cisalhamento, isto é, o valor da força que provoca a ruptura da seção transversal do corpo ensaiado.
2.1) TENSÃO DE CISALHAMENTO

A tensão de cisalhamento será aqui identificada por TC. Para calcular a tensão de cisalhamento, usamos a fórmula TC=F/S onde F representa a força cortante e S representa a área do corpo.


3) CURIOSIDADES

3.1) CRIADO UM...
tracking img