Cisão, fusão e incorporação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 20 (4833 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PENÁPOLIS
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
Curso de Ciências Contábeis

FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO

Alunos
André Montanari Moreno
Danilo Benante Borges
Diego Lima dos Reis
Fabiano Bernardes G. Silva
Jobis Vieira
Renan Eduardo Moreira

Professor
Ms. Marcelo Pedon

Penápolis – SP
2012

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PENÁPOLIS
Faculdadede Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis
Curso de Ciências Contábeis

FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO

Trabalho sobre Fusão, Cisão e Incorporação apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Atividades Complementares, ministrado pelo Prof. Ms. Marcelo Pedon.



Penápolis – SP
2012

Sumário

1INTRODUÇÃO 3
2 FUSÃO 4
2.1 Truste 5
2.2 Cartel 6
2.3 Holding 7
3 CISÃO 8
4 INCORPORAÇÃO 10
5 ÊNFASE NA FUSÃO SADIA E PERDIGÃO 11
6 ÊNFASE CISÃO ELETROPAULO 12
7 ÊNFASE INCORPORAÇÃO VOTORANTIM CELULOSE E ARACRUZ 15
8 CONCLUSÃO 17
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO


Este trabalho foi desenvolvido no decorrer do curso de Ciências Contábeis da FundaçãoEducacional de Penápolis, e tem como seu principal objetivo, expor o que vem acontecendo no mercado nacional, com as fusões, incorporações e cisões de grandes empresas em vários seguimentos: apesar de seus conceitos causarem confusão na maioria das pessoas, seus resultados influenciam nossa sociedade diariamente, por essa grande relevância, será apresentando exemplos como a fusão da Sadia com a Perdigão; acisão das Companhias de energia que hoje fazem parte da Eletropaulo e a incorporação da Aracruz com o grupo Votorantim; como foram efetuados, seu funcionamento e quais os benefícios que essas operações trazem para as empresas. Das quais a grande maioria é feita para maximizar lucros e alcançar uma maior parcela de mercado, tornando empresas em verdadeiros impérios monopolizando seus segmentos.
Asempresas devem frisar sua reorganização estrutural para que possam se abranger em novos campos visando às disciplinas de mudanças sócias estrutural, para que se adéqüem as modernizações do mercado e incrementar seus paradigmas. No atual momento, a complexidade dos estudos efetuados talvez venha a ressaltar a relatividade do retorno esperado com as ações em questão. Sabendo-se que a valorizaçãodas mesmas ocorre mediante o mercado que possui fatores subjetivos como globalização, mercados internos e externos podendo elevar estas empresas ao ápice.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas e desenvolvidas ao longo deste estudo, levantando questões de grande relevância para formação profissional e intelectual dos alunos e agregando, por consequência tirando dúvidas e levandoconhecimento, para entender melhor o que vem acontecendo, no mercado atual, no qual podemos perceber plenamente que o capitalismo que norteia as empresas.


*
* 2 FUSÃO

È o ato de operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, na qual lhe sucederá em todos os direitos e obrigações. A Fusão de Empresas é uma operação de ordem financeira e jurídica,unindo duas ou mais sociedades, do mesmo segmento, ou não. A partir da fusão dessas empresas, existe a junção de patrimônios, assim criando uma nova sociedade empresarial do ponto de vista Jurídico, como consta a Lei nº 6.404/76, no art.228: “fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única grande empresa.”.
A fusão é mensurada pelo valor contábil ou valor de mercado, devido ao artigo21 da Lei nº 9.249 / 1995, e o último balanço da empresa deverá ser realizado até trinta dias antes da fusão.
Com o cenário econômico atual, globalizado e pós-crise econômica mundial, a tendência de concentração de capitais e segmentos de produtos nas mãos de grandes grupos empresariais aumente. Isso ocorre devido à concorrência de mercado e à necessidade de reduzir custos na empresa, onde...
tracking img