Cirurgia de canino incluso e ou impactado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

Os dentes inclusos e/ou impactados podem estar presentes em razoável porcentagem de nossos pacientes, sendo uma grande preocupação quando se manifestar sobre aqueles que pretendemos realizar quaisquer tipos de movimentos ortodônticos. O tracionamento ortodôntico destes elementos dentais requer alguns cuidados no diagnóstico correto, e gerenciamento do caso (localização, quando e comodesde a cirurgia preparatória, até a mecânica utilizada na movimentação do dente em questão), sem nos descuidarmos dos problemas específicos relacionados à movimentação destes elementos dentais.
O diagnóstico e plano de tratamento corretos de dentes inclusos/impactados é fundamental para o sucesso do caso. A observação da angulação em relação à linha mediana, direção vestíbulo-palatina, alturavertical, posição ântero-posterior da raiz, inclinação do incisivo lateral e presença de reabsorção radicular nestes dentes, são dados de grande relevância na decisão clínica de movimentá-lo ortodonticamente ou extraí-lo.

2. INTRODUÇÃO

O ser humano, na idade adulta, possui em sua arcada dentária, 32 dentes, sendo eles: 08 incisivos, 04 caninos, 08 pré – molares e 12 molares, sendo que, osúltimos 04 molares são conhecidos como dente do siso.
Os dentes caninos (escolhidos para este estudo) possuem a forma de cone e sua função é a de perfurar os alimentos, sendo por isso, os mais pontiagudos e mais compridos.
O dente canino é muito diferente do incisivo lateral maxilar, no que diz respeito á cor, á forma, á largura, ao comprimento e ao contorno. Ele é o dente que completa a forma daarcada dentária, determinando o contorno da boca, mantém a harmonia e a simetria da relação oclusal, além de suportar, devido à anatomia da sua raiz, os movimentos de lateralidade e a carga mastigatória
Muitas vezes, os dentes caninos podem aparecer inclusos ou impactados, necessitando de tratamentos odontológicos e/ou ortodônticos.
Os dentes inclusos são aqueles que, quando chega a épocanormal de erupção, não rompem na cavidade oral, ou seja, mesmo completamente desenvolvido, não faz sua erupção na época normal, encontrando-se no interior do osso, totalmente rodeado por tecido ósseo ou tecido ósseo e mucosa.
Os dentes impactados são dentes que não forem capazes de surgir completamente em sua posição esperada. Há também os semi-impactados, que estão em um estágio intermediário,onde não estão parados nos ossos, mas não tiveram força para nascer. Esta falha lamentável a entrar em erupção pode ocorrer precisamente porque não há espaço suficiente na mandíbula para o dente, ou porque a angulação do dente é impróprio.
Na maioria dos casos de dentes inclusos ou compactados, a remoção destes dentes frequentemente seguem os protocolos cirúrgicos básicos de retalho mucoperiosteale ostectomia já estabelecidos. No entanto, existem alguns dentes inclusos que necessitam de cirurgia e ou remoção e que não são casos de rotina, como os dentes caninos, por exemplo, que podem ser tratados através da transmigração; A transmigração de dentes é rara de ser vista e ocorre somente na dentição permanente. Este episódio ocorre mais comumente em caninos mandíbulares, se contrapondo aoscaninos maxilares, dos quais são relatados apenas cinco casos de transmigração.
Esta migração dentária segue sentido mesial, resultando em cruzamento para o lado oposto através da sínfi se mandibular, em casos de dentes inferiores, que se encontram frequentemente em posição horizontal e podem migrar anteriormente. As várias opções de tratamento – exposição e tracionamento ortodôntico, transplante,acompanhamento e a remoção cirúrgica – são dependentes de fatores como rizogênese incompleta, idade do paciente e grau de inclusão.
Hyppolito; Paies; Veras; Florian e Vieira (2011)
Uma vez que o dente canino incluso for diagnosticado precocemente, é possível que o dente alcance uma posição melhor no arco dentário com irrompimento assistido ortodonticamente; porém, é um tratamento que...
tracking img