cirturão de fogo

670 palavras 3 páginas
Introdução:

Cinturão de fogo corresponde a uma faixa de aproximadamente 450 vulcões ativos, sendo 353 na região do Pacífico e aproximadamente 97 na região atlântico-índica. Os vulcões estão agrupados ao longo das costas oceânicas, formando na região do Pacífico o chamado "Círculo de Fogo" é como se denominam as regiões de maior incidência de vulcões no planeta. Existe uma relação concreta entre os vulcões e os contornos das placas tectônicas, pois as fraturas resultantes dessas deformações podem facilitar o aparecimento de vulcões. Eles surgem ao longo do encontro das placas, pois sua mobilidade (das placas) permite a subida das massas magmáticas às zonas mais próximas da superfície.

Duas áreas concentrada dos vulcões:
• Círculo de Fogo do Pacífico, que compreende desde a cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície. É uma zona de elevada instabilidade geológica, cuja forma possui um aspecto de curvatura em ferradura ao longo do maior oceano do mundo. Com mais de 40 mil quilômetros de extensão, ele situa-se a oeste das Américas e a leste da Ásia e da Oceania. Como se sabe, os tremores de terra e os vulcanismos são provenientes do encontro e da interação entre as placas tectônicas.

• Círculo de Fogo do Atlântico, que compreende América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

O encontro entre as placas na imagem a seguir:

Outro fenômeno associado ao Anel de Fogo são os tsunamis, incluindo o maior registrado recentemente, ocorrido em 2004, que ganhou grande repercussão quando vitimou milhares de pessoas na costa da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e muitos outros países. Sem deixar de mencionar, é claro, o que ocorreu no Japão em 2011 e atingiu a usina nuclear de Fukushima. Círculo de Fogo do Pacífico influencia, até mesmo, em fenômenos climáticos, pois os vulcões existentes na porção do Pacífico a oeste do continente americano, somados a outros fatores, provocam o

Relacionados