Cirque soleil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias Competitivas no Cirque du Soleil

Mais uma vez, antes de darmos início à nossa argumentação, vamos procurar definir alguns conceitos para que o nosso ponto de vista possa ser melhor entendido.
No que diz respeito à estratégia iremos beber na fonte de um daqueles que é considerado um dos melhores consultores neste assunto, o empresário Vicente Falconi.
Em sua obra sobreGerenciamento pelas Diretrizes[1] Falconi dá o seguinte diagnóstico com relação a planejamento estratégico:
“Numa época como a que estamos vivendo, em que as organizações têm sido forçadas a fazer grandes mudanças em sua estrutura para atender às exigências do mercado, é muito importante:
a. Um planejamento de médio e longo prazo, referente à inovação de sua estrutura, considerando novas tecnologias defabricação e de administração.
b. Um planejamento de médio e longo prazo, referente à inovação de sua linha de produtos, considerando novas tecnologias e novos materiais.
Portanto, o estabelecimento de um plano Estratégico torna-se a tarefa mais importante da Alta Administração.”
Deste diagnóstico de Falconi podemos observar que a questão do planejamento é fundamental para uma estratégiacompetitiva, mas mais do que isso este planejamento estratégico deve ser feito com bases na inovação e deve ser desempenhado pela alta administração.
No que tange ao Cirque du Soleil podemos observar estas duas características. Uso do planejamento estratégico, no caso o plano anual e a centralização desta execução em sua sede internacional em Montreal[2].
O Cirque Du Soleil tem como uma de suasestratégias de competitividade além do planejamento dos shows que é centralizado em sua sede em Montreal é o de fazer seus próprios materiais a serem utilizados pelos atores. Com isso eles ganham uma expertise que não é compartilhado com os outros segmentos de entretenimento. Este domínio de novas técnicas garante ao Cirque du Soleil uma competitividade maior com relação a outros espetáculos no quediz respeito à inovação.
Como Kotler e Keller afirmaram, a empresa foge ao convencional e isso lhe garante uma maior competitividade.
Na questão sobre a estratégia competitiva, é interessante a observação de Renato Ferrari[3] sobre perda de clientes como uma estratégia de competitividade:
“Por fim, a estratégia para perder clientes, o que parece estranho, pois estamos sempre ouvindo que devemosvender mais e mais e encantar os clientes. Muitos cientes, porém, não devem ser encantados, ou seja, aqueles de menor valor ou que geram prejuízo e que também não possua potencial a ser capturado – esses podem ser perdidos.”
Interessante este ponto de vista, pois geralmente o departamento de vendas de uma empresa sempre mantém aqueles clientes “antigos” ou “nostálgicos”, mas que na verdade nãogeram valores nem à empresa que contrata e nem à que fornece.
Isso nos faz pensar na questão de qual seria o tipo de público do Cirque Du Soleil e qual a sua estratégia competitiva para atrair estes clientes? O que faz com que uma pessoa vá assistir a um espetáculo do Cirque ao invés de ir, por exemplo, a outra opção de entretenimento, por exemplo, um show da Ivete Sangalo?
Será que o Cirque temalgum estudo sobre o perfil do seu público?
Quando os diretores de arte e os planejadores e criadores de um novo espetáculo levam em consideração o perfil dos clientes que já compareceram aos shows anteriores? Ou isso não faz diferença, pois como cada show é único e inovador sempre, eles sempre estão buscando novos tipos de espectadores[4]?
Atualmente eu não consigo responder a estas questões econvido a todos para o debate.
Se o que dissemos antes quando listamos as cinco forças competitivas de Porter com relação ao Cirque du Soleil, então fica evidente que a sua estratégia de competição, como disse Falconi, é baseada na inovação.
Inovação de conceitos, pois o circo é totalmente diferente do ideário que temos de um circo tradicional – assim mesmo será que podemos chamar estes...
tracking img