Circuncisão feminina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A circuncisão feminina é um ritual muito praticado em alguns países da África, sendo a Costa do Marfim o principal. Trata-se da remoção da parte maior emenor dos lábios da vagina e do clitóris da mulher (ou menina). Isso faz com que essa não sinta mais prazer na sua vida sexual, não desfrutando do sexona sua totalidade. O principal objetivo dessa pratica é manter a mulher submissa ao homem, impedindo a mulher de uma possível traição.
O que osafricanos não sabem, ou fingem não saber, é que esse ritual traz sérias complicações à saúde das mulheres: sangramentos graves (às vezes, levando a morte),infecções, dores severas durante a relação sexual e até mesmo ausência total de desejo da parte da mulher por seu marido, por não sentir prazer, só dores.A circuncisão feminina é mais séria do que se imagina, porém seus aliados são os maiores obstáculos para interrupção dessa prática. Esses fazem asmulheres acreditarem que o ritual é necessário e benéfico. Porém, isso não quer dizer que não possamos trabalhar, incessantemente para que os grupos étnicosenvolvidos se conscientizem dos prejuízos e dos graves riscos de saúde que as mulheres correm. Para isso, é preciso que sejamos sensíveis aos seus valorese suas culturas, e que, de pouco a pouco, consigamos persuadi-los a interromperem tal ritual.
É uma batalha a longo prazo, porém vale a pena. Só assimas mulheres africanas conhecerão a felicidade que um casal experimenta em sua intimidade, sem riscos e prejuízos, mas sim, com saúde e prazer recíproco.
tracking img