Circulo de controle de qualidade - ccq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
histórico

O CCQ nasceu no Japão em torno do ano de 1962, devido aos japoneses terem a fama de produzirem produtos de má qualidade. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, através da contratação de especialistas em qualidade, para tirar a indústria japonesa da situação que se encontrava, contrataram cientistas americanos, que até então eram desconhecidos.
O primeiro foi EdwardW. Deming, que iniciou o controle estatístico da qualidade no Japão, o que levou a gerar tumultos no desenvolvimento do controle da qualidade nas indústrias. E em 1951 a Associação de Cientistas e Engenheiros Japoneses, criaram e homenagearam Deming lhe oferecendo um prêmio, o troféu Deming de qualidade, que foi o maior prêmio que um profissional ou empresa poderia receber.
Após três anos(1954) Josephy M. Juran juntou-se a Deming e ficou durante dois meses ministrando e dando aulas sobre administração do controle da qualidade. Voltou várias vezes para o Japão onde seu ponto de vista sobre qualidade foi bem aceito pelos níveis gerenciais.
O governo japonês criou ações, as quais viessem reforçar essas atividades, tais como um selo de qualidade, para identificar os produtoscom qualidade acima de determinado padrão e premiaram os exportadores os quais possuíssem produtos de alta qualidade.
No mês de julho de 1962 é publicado o primeiro número da revista Controle da Qualidade para Supervisores, como propósito de conscientizar e fazer o treinamento em qualidade de superiores e operários.
Através da evolução dos grupos de estudo de CQ, não demorou muitopara se transformar em grupos de CCQ. Neles os problemas eram identificados e analisados, e as soluções eram implantadas pelos próprios membros dos grupos.
No entanto, o CCQ só veio para o Brasil em meados de 1972, onde as empresas começaram a implementá-lo após alguns anos. Desde então diversas empresas vêm adotando esse programa que desenvolve pessoas, estimulando o auto desenvolvimento,além de promover a motivação e o comprometimento com a organização.

1 DEFINIÇÃO

O CCQ é um grupo de funcionários que se unem voluntariamente, todos participantes do mesmo nível operacional, que controlam e dão sugestões de mudanças, através do método de solução de problemas. Estes devem ter o mesmo treinamento, compreensão da mesma filosofia, devem tentar melhorar o desempenho,reduzir custos e aumentar a eficiência (qualidade dos produtos).
Os CCQ também são denominados de EMC (Equipes de Melhoria Contínua), pois o INDG (2006) afirma que o indivíduo que conhece os problemas, pode subsidiar as melhores soluções. E o principal objetivo destas Equipes é o crescimento das pessoas pelo aumento do conhecimento. O método é aplicado no dia-a-dia, transformando aospoucos as organizações em ambientes de aprendizagem.
A motivação do CCQ é a participação, isso quer dizer que o ser humano gosta de trabalhar em grupos, sua produtividade e seu aproveitamento crescem quando podem contar com a ajuda e cooperação de outros, em uma relação de crescimento e aprendizagem.
Segundo ISHIKAWA, Kaoru: “a responsabilidade pela qualidade em uma empresa é de todasas pessoas que nela trabalham, independentemente do posto que ocupem, do local onde estejam, ou do serviço que prestam”.
A essência do CCQ gira em torno de todos, em todos os níveis, fazendo com que os funcionários se sintam responsáveis pelo resultado final obtido e que cada um entenda, e conheça sua parcela de responsabilidade em cima do produto final.
As pessoas que fizeremparte do CCQ terão que primeiramente desenvolver atividades que dizem respeito à identificação de problemas já existentes na área, escolher qual o problema será estudado mais profundamente, analisar o problema selecionado, criar e elaborar soluções, as quais serão entregue para a gerência e colocar em ação quando for possível e da forma mais rápida.
O uso do CCQ traz em sua filosofia um...
tracking img