Circulação sanguínea em testudines

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

FISIOLOGIA ANIMAL
SISTEMAS CIRCULATÓRIO DE TESTUDINES

BRUNO BIBEIRO M. BASTOS
ELIANE ELIZABETH DA SILVA
ELIZIANE A. F.TERTULIANO
LEONARDO RAMOS QUELLIS
MAX WILHAM CASTRO

JUIZ DE FORA
2010
INTRODUÇÃO

Os TESTUDINES são subdivididos em duas subordens: os Policryptodira, na qual está à maioria dos quelônios atuais, que são assim classificados, especialmente pelamaneira que a cabeça é encolhida para dentro do casco (jabutis, tartarugas marinhas e algumas tartarugas de água doce), e os Pleurodira, estes animais não encolhem a cabeça para dentro do casco e sim a dobram para o lado (cágados) (FERRAREZI, 2006).
São pulmonados, mas diferentemente dos amniotas primitivos e dos lagartos, eles não movimentam a caixa torácica durante a respiração, devido aocasco rígido. Nestes animais a respiração pulmonar é realizada por meio de mudanças na pressão pulmonar, que ocorrem devido à contração dos músculos que forçam as vísceras, na qual estão ligadas à lâmina diafragmática (Figura 01) (POUGH et al., 1999). Possuem também respiração acessória, como a bucofaringea e, algumas espécies aquáticas, também respiram por meio da cloaca e da pele (JACKSON et al.,2004; STORER et al., 2000).
[pic]
Figura 01 – Esquema do Pulmão mostrando os músculos que forçam
as vísceras nas mudanças da pressão pulmonar (RANDALL, et al, 2000).

O oxigênio é requerido nos processos de liberação de energia, para isso os aparelhos digestório, respiratório e o sistema circulatório estão intimamente associados (MOURA, 2009).
O Fígado faz produção de bile,mas os papéis que desempenha no metabolismo de proteínas, carboidratos gorduras são ainda mais importantes e dependem da situação do fígado abarcando a circulação sanguínea que drena o trato gastrointestinal. Isto garante aos produtos da digestão, que são transportados na corrente sanguínea após absorção (OLIVEIRA, 2009).

REVISÃO DE LITERATURA

1 - O CORAÇÃO

O sistemacirculatório é composto nos vertebrados pelo coração, órgão muscular responsável pela propulsão do sangue para artérias que o conduzem para o corpo ou brânquias/pele/pulmões do animal, sendo abastecido por veias que fazem a drenagem de retorno (HYMAN, 1942; ROMER & PARSONS, 1985; HILDEBRAND, 1999).
O coração dos testudines caracteriza-se por possuir três cavidades: dois átrios e um ventrículo(parcialmente dividido) (ERNEST; BARBOUR, 1989).
O sistema circulatório é dividido em dois circuitos: sistêmico e pulmonar. O circuito sistêmico transporta sangue oxigenado do coração para todo o corpo, e o circuito pulmonar transporta sangue desoxigenado do coração para os pulmões. Essa morfologia, na qual o ventrículo se apresenta parcialmente dividido, permite a troca de sangue entre oscircuitos pulmonar e sistêmico, havendo um desvio da esquerda para direita dentro do coração (POUGH et al., 1999).
O seio venoso nas tartarugas é unido ao átrio direito, porém nos outros representantes é vestigial (HILDEBRAND, 1999; KARDONG, 2002), os átrios são completamente septados pelo septo interatrial com orifícios distintos de acesso ao ventrículo, completamente separados apenas noscrocodilianos (ROMER & PARSONS, 1985; HILDEBRAND, 1999).
Nas tartarugas, lagartos e cobras o septo interventricular permanece comunicante em sua porção próxima à entrada e saída do fluxo sanguíneo. Na maior parte do tempo há separação dos fluxos sanguíneos destes animais, direcionando o sangue saturado de oxigênio que chega dos pulmões ao átrio esquerdo para o lado esquerdo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circulação Sanguinea
  • circulação sanguinea
  • Circulação Sanguínea
  • Circulação sanguínea
  • Circulação sanguínea
  • Aspectos físicos da circulação sanguinea
  • aspectos fisicos da circulação sanguinea
  • Biofísica da circulação sanguínea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!