Circuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EEEFM MONSENHOR GUILHERME SCHMITZ
FÍSICA

ADERSON FLORENCIO
GISELE DE OLIVEIRA FREITAS
INGRID ÚLIMA CARVALHO BARBOSA
JESSICA DE OLIVEIRA FREITAS
MAURICIO TALES
THAMIRIS RICARTO MARQUES



















CIRCUITO ELÉTRICO



















Aracruz
2010



ADERSON FLORENCIO
GISELE DE OLIVEIRA FREITAS
INGRID ÚLIMA CARVALHO BARBOSA
JESSICA DEOLIVEIRA FREITAS
MAURICIO TALES
THAMIRIS RICARTO MARQUES



















CIRCUITO ELÉTRICO






Trabalho apresentado à EEEFM Monsenhor
Guilherme Schmitz, como pré-requisito para obtenção da nota parcial do 2º trimestre, na disciplina de Física.Orientador (a): Igor















Aracruz
2010

3
INTRODUÇÃO
        Circuitos elétricos, nos dias de hoje, são elementos básicos de qualquer aparelho elétrico e eletrônico, como rádios, TV, computadores, automóveis, aparelhos científicos, etc. Quando desenhamos um diagrama para um circuito,representamos as baterias, capacitores e resistores por símbolos, como mostra a tabela 1. Fios cuja resistência é desprezível comparado com as outras resistência do circuito são desenhados como linhas retas.








Tabela 1 - Elementos de um circuito















4
Umcircuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.O circuito elétrico mais simples pode ser assim constituído (por exemplo, uma lanterna elétrica constituída por uma pilha e por uma lâmpada), masnormalmente existem mais aparelhos no circuito, nomeadamente, aparelhos de corte e de proteção e em muitos casos aparelhos que produzem transformações nas grandezas elétricas.
Um modo "mais científico" para descrever uma lanterna implica no uso de um diagrama de circuito. Nele, as partes relevantes da lanterna serão representadas através de símbolos:








Uma série de leis se aplica aoscircuitos elétricos. Entre elas:

Leis de Kirchhoff

As Leis de Kirchhoff são assim denominadas em homenagem ao físico alemão
Gustav Robert Kirchhoff, formuladas em 1845, estas leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no fato de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajetória fechada (sistemanão-dissipativo).




1ª Lei de Kirchhoff (Lei das Correntes ou Leis dos Nós)


Em um nó (Ponto do circuito ao qual estão ligados dois ou mais elementos), a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula carga.
[pic], sendo a corrente elétrica [pic].


5
Isto é devido aoPrincípio da Conservação da Carga Elétrica, o qual estabelece que num ponto qualquer a quantidade de carga elétrica que chega (δQ1) deve ser exatamente igual à quantidade que sai (δQ2 + δQ3), δQ1 = δQ2 + δQ3. Dividindo por δt: I1 = I2 + I3.















2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Tensões ou Lei das Malhas)

A soma algébrica da d.d.p (Diferença de Potencial Elétrico) em umpercurso fechado é nula. Ou seja, a soma de todas as tensões (forças eletromotrizes) no sentido horário é igual a soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas numa malha, é igual a zero.
[pic]
De acordo com o enunciado
[pic]
Observação: Neste caso U1 = 3V. As leis de Kirchhoff são baseadas no eletromagnetismo e só são válidas quando o tamanho da oscilação eletromagnética é muito...
tracking img