Circuitos resistivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Sergipe
Ciência da Computação
circuitos digitais i

laboratório de experiências
circuito resistivo

Ericson de Aguiar Pereira Filho (09210099)
Fernando Lucas de Oliveira Farias (09210116)
Prof. Dr. Luiz BrunelliAracaju/SE
MAIO/2010
RESUMO
As leis de Ohm e Kirchhoff são amplamente utilizadas na análise de circuitos resistivos que estão presente no cotidiano em diversos equipamentos e circuitos eletro-eletrônicos. Estes por sua vez necessitam de uma análise aprofundada a respeito de sua estrutura e funcionamento normalmente realizada em laboratórioespecialmente projetado com instrumentos e equipamentos que permitem a realização de experimentos que visam facilitar a compreensão e otimização de tais elementos, objetos deste relatório.

ABSTRACT
The laws of Ohm and Kirchhoff are widely used in the analysis of resistive circuits that are present in everyday life in different equipments and electronics circuits. These in turn require carefulconsideration as to its structure and functioning normally performed in a laboratory specially designed instruments and equipment that allow the realization of experiments aimed at facilitating the understanding and optimization of such elements, objects of this report.

INDÍCE

1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 04
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 06
3. PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO 074. ANÁLISE E DISCURSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS 08
5. CONCLUSÃO 09
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10














1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O circuito resistivo objeto deste relatório, tem como referencial teórico as Leis de Kirchhoff e Lei de Ohm que, possibilitaram uma análise detalhada e precisa a respeito dos circuitos resistivos, por meio de deduçõesde associação de resistores e fontes.
Elementos de um Circuito:
* NÓ: Pode ser entendido como sendo o ponto em comum a dois ou mais elementos de um circuito. Ressaltando que, se três ou mais elementos estão conectados a um nó, tal nó é chamado nó principal ou junção.
* RAMO: Normalmente é uma espécie de trajeto existente entre dois nós.
* LAÇO: É o trajeto fechado em um circuitopassando uma única vez em cada nó e terminando no nó de partida.
* MALHA: Consiste basicamente em um laço que não contém nenhum outro laço.
LEI DE OHM:
Desde início do século XIX, Georg Simon Ohm consegui demonstrar por meio de várias experiências que a corrente elétrica, em um condutor qualquer, é diretamente proporcional a diferença de potencial V aplicada. Como podemos observar conformeequação abaixo:

RESISTORES Ôhmicos
Os resistores que se adéquam a equação explicitada anteriormente são comumente conhecidos como resistores ôhmicos. Sendo que nestes resistores a voltagem ou ddp (V) aplicada é diretamente proporcional à corrente elétrica (i). Como podemos verificar por meio do exemplo ilustrativo abaixo.

RESISTORES NÃO ÔHMICOS
Consistem justamente nos resistores que nãoobedecem a lei de Ôhm.Sendo assim, a voltagem ou ddp (V) aplicada não é diretamente proporcional à corrente elétrica (i). Como podemos verificar por meio do gráfico existente na página seguinte.

1ª LEI DE KIRCHHOFF
A primeira lei de Kirchhoff é conhecida como Lei das Correntes de Kirchhoff ou Lei dos nós e ela é baseada justamente na conservação da carga existente.
“A soma algébrica dascorrentes que entram em um nó (ou em uma região fechada) é igual à soma algébrica das correntes que saem desse nó”.
2ª LEI DE KIRCHHOFF
A segunda lei de Kirchhoff é conhecida como Lei das tensões de Kirchhoff ou Lei das malhas.
“A soma das elevações de tensão é igual à soma das quedas de tensão em uma malha.”

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A situação problema encontrada no...
tracking img