CIRCUITOS MAGNETICOS TRANSFORMADORES: Relações de tensões e correntes entre

1018 palavras 5 páginas
CIRCUITOS MAGNETICOS
TRANSFORMADORES: Relações de tensões e correntes entre

RESUMO
Um Transformador (abreviadamente TC ou TI) é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, também chamados de transformadores de instrumentos, utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção.
Palavras-chave: Transformadores, enrolamento.

SUMÁRIO

SUMÁRIO 5 1 teoria 6 2 Desenvolvimento 7
3 resultado 10

1 teoria

Um transformador é constituído basicamente por dois enrolamentos que, utilizando um núcleo em comum, converte primeiramente energia elétrica em energia magnética e a seguir energia magnética em elétrica. O seu principio de funcionamento baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, ou seja, em um enrolamento a tensão variável aplicada origina uma corrente, que por sua vez, cria uma campo magnético variável, induzindo uma corrente e consequentemente uma tensão no outro enrolamento próximo.
O transformador possui um enrolamento primário onde é aplicada a tensão a ser convertida, e um enrolamento secundário onde é retirada a tensão de saída.
Cada enrolamento é composto por um determinado numero de espiras responsáveis pela relação de conversão, sendo a tensão de saída proporcional a relação do numero de espiras e ao valor da tensão de entrada.
Os transformadores podem de acordo com o sentido do enrolamento, defasar a tensão de saída em

Relacionados