Circuitos logicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA-FACNET
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA


CIRCUITOS LÓGICOS


André Alves dos Santos RA: 5210952864

TAGUATINGA
2013
FACULDADE ANHANGUERA-FACNET
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
5º “B” - NOITE
DISCIPLINA:
PROFESSOR:

CIRCUITOS LÓGICOS


5”B” de Engenharia Elétrica.


.



Professor(a):

TAGUATINGA2013
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. História 5
1.1 Definição e estrutura Dos Circuito Integrados 5
2. Portas Lógicas 6
2.1 Circuitos lógicos. 6
2.2 Características dos circuitos lógicos 7
3. Família de Circuitos Lógicos. 7
4. Famílias TTL. 7
5. Família CMOS. 8
6. Circuitos seqüenciais 9
6.1 Flip-flops 10
RELATÓRIO 11
Relatório de analises dos circuitos 11BIBLIOGRAFIA. 12

INTRODUÇÃO

Circuitos Integrados (CI)
OS circuitos integrados são circuitos eletrônicos implementados numa única pastilha de um material semicondutor também designados por circuitos monolíticos ou por “chips”.
A teoria dos circuitos integrados remonta a1925 com o aparecimento do transístor-MOS (Metal-Óxido-Semicondutor) sendo apenas o primeiro circuito integrado desenvolvido nosanos 50 do século passado por Jack Kilby da Texas Instruments e por Robert Noyce da Fairchild Semicondutor. No entanto, problemas de controlo de qualidade e a utilização de alguns materiais permitiram a sua comercialização apenas nos anos 70. Os circuitos integrados são utilizados numa enorme variedade de dispositivos nomeadamente, em microcomputadores, equipamento de vídeo e áudio, telefonescelulares, relógios, aplicações biomédicas, eletrônica de automóveis, etc.

1. História
Existem varias maneiras de projetar dispositivos eletrônicos lógicos. Nos anos 30, os laboratórios da Bell conceberam o primeiro dispositivo lógico recorrendo a relês. O primeiro computador digital, “Eniac”, desenvolvido nos anos 40, utilizava circuitos lógicos baseados em tubos de vácuo. A invenção do díodosemicondutor e do transistor bipolar permitiu o desenvolvimento de sistemas computacionais de menor dimensão, maior rapidez e maior capacidade de processamento. Nos anos 60, o desenvolvimento tecnológico permitiu a integração de díodos, transistores e outros componentes eletrônicos num único dispositivo, o circuito integrado (CI). Surge, assim, a primeira família de CI’s, baseados no mesmo tipo decircuitos internos e com características de entrada e saída semelhantes, com capacidade de implementar diferentes tipos de funções lógicas.
De entre os vários tipos de circuitos internos dos CI’s, consequentemente de famílias lógicas, destaca-se a família TTL (“Transistor –Transistor Logic”), introduzida nos anos 60 e utilizada em larga escala. No entanto, 10 anos antes da invenção do transistorbipolar, foi patenteado o transistor MOSFET (“metal-oxide semicondutor Field effect transistor (MOSFET)” ou apenas transistor MOS. Na altura, era reduzida a sua aplicabilidade devido à dificuldade de fabrico e a velocidades reduzidas de operação. Com os desenvolvimentos tecnológicos nesta área assiste-se, atualmente, à substituição da tecnologia TTL pela tecnologia MOS e, particularmente, pelatecnologia CMOS (“Complementary MOS”). Hoje em dia, a grande maioria dos circuitos com níveis de integração em larga escala, tais como memórias e microprocessadores, utilizam a tecnologia CMOS. No entanto, devido à grande popularidade dos CI’s TTL, a maioria das famílias CMOS são projetada de modo a serem parcial ou mesmo totalmente compatíveis com a família TTL.
1.1 Definição e estrutura DosCircuito Integrados
São um conjunto de portas lógicas, isto é associação de resistor, diodo e transistor fabricados em um único pedaço de material semicondutor (Silício ou germano) denominado substrato ou chip com cerca de 1,2 * 1,2 mm 2. O chip é confinado hermeticamente em um encapsulamento protetor plástico ou cerâmico a partir do qual saem pinos para conexão do circuito integrado com outros...
tracking img