CIRCUITOS EM CORRENTE CONT NUA

1100 palavras 5 páginas
CIRCUITOS EM CORRENTE CONTÍNUA

(CIRCUITOS CC)

1. Introdução

1.1 Bipolo elétrico

Um bipolo elétrico é qualquer componente elétrico com dois terminais ou pólos acessíveis, através do qual pode circular uma corrente elétrica.

1.1.1 Classificação dos bipolos

Geradores: transformam um tipo de energia qualquer em energia elétrica; são os elementos ativos de um circuito, por exemplo
a) bateria: transforma energia química em energia elétrica;
b) dínamo: transforma energia mecânica em energia elétrica.

Simbologia específica para a bateria:

Receptores: transformam energia elétrica em um tipo de energia qualquer; são elementos passivos de um circuito, por exemplo
a) resistor: transforma energia elétrica em calor;
b) motor: transforma energia elétrica em energia mecânica.

Simbologia específica para o resistor:

1.2 Componentes em série e em paralelo

Componentes em série: dois ou mais componentes estão associados em série quando forem percorridos pela mesma corrente elétrica. Por exemplo, no circuito mostrado abaixo, os três componentes são atravessados pela mesma corrente elétrica I.

Componentes em paralelo: dois ou mais componentes estão associados em paralelo se estão submetidos à mesma tensão. No circuito mostrado abaixo, por exemplo, os dois elementos estão submetidos a mesma tensão, Vab, nos pontos em comum a e b.

1.3 Laço, malha, ramo e nó

Para a definição desses termos será utilizado, como referência, o circuito elétrico hipotético abaixo:

Laço: qualquer caminho fechado percorrido no circuito. Portanto, no circuito há três laços: um com os componentes A,E,F,D e C; o segundo com os componentes B,H,G,F e E; e o terceiro com os componentes A,B,H,G,D e C.

Malha: Qualquer laço que não possui componentes no seu interior. Portanto, no circuito há duas malhas: uma com os componentes A,E,F,D e C e a outra com os componentes B,H,G,F e E.

Ramo: um ou um grupo de componentes que é percorrido pela mesma corrente. Portanto, no

Relacionados