Circuitos em corrente alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Circuitos em Corrente Alternada

2ª EXPERIÊNCIA: CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA

Prof.

Nome: Fabiana Quintino Nome: Ricardo Benevides Nome: Ricardo Gonçalves

TURMA: T3I

1. OBJETIVO
Analisar e determinar os diagramas fasoriais em circuitos de corrente alternada. Conhecer transformadores de potência e capacitores.

2. INTRODUÇÃO
CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA
Correntealternada, é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte decorrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases. Os elementos essenciais de circuitos de corrente alternada (c.a.) são os geradores de c.a. e elementos passivos e lineares que são uma combinação de resistores, capacitores ou indutores em série ou em paralelo. Alguns circuitos poderão ter ainda transformadores. É importante lembrar que acorrente elétrica, sendo utilizada de várias maneiras, pode apresentar-se nos circuitos em diferentes formas:  Contínua O fluxo de elétrons dá-se apenas num sentido.  Constante A tensão/corrente é constante. Obtêm-se a partir de pilhas, baterias, fontes de tensão etc.  Variável A tensão/corrente varia. Obtêm-se a partir de fontes de tensão.  Descontínua O fluxo de elétrons dá-se nos doissentidos.  Periódica A tensão/corrente varia sempre da mesma maneira, repetindo-se ao longo do tempo.  Não periódica A tensão/corrente não se repete no tempo. Sinais de rádio e televisão, ruído (eletromagnético). Circuitos de corrente alternada. Z1, Z2 e Z3 indicam elementos como resistores, capacitores ou indutores, por exemplo.

TRANSFORMADORES
Um transformador é um dispositivo feito paratransmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e/ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico. No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Há também ostransformadores que possuem apenas um enrolamento, ou seja, o enrolamento primário possui uma conexão com o enrolamento secundário, de modo que não há isolação entre eles, esses transformadores são chamados de autotransformadores. Os transformadores são classificados de acordo com vários critérios. As classificações de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases sãoalgumas das mais importantes. 

Transformador de alimentação:

É usado em fontes, convertendo a tensão da rede necessária aos circuitos eletrônicos.  Transformador de áudio:

Usado em aparelhos de som a válvula e certas configurações a transistor, no acompanhamento entre etapas amplificadoras e saídas ao alto-falante.  Transformador de distribuição:

Encontrado nos postes e entradas deforça em alta tensão (industriais), são de alta potência e projetados para ter alta eficiência, modo a minimizar o desperdício de energia e o calor gerado.  Transformador de potência:

Encontra-se nas cabines de entrada de energia, fornecendo a tensão secundaria, em geral, para alimentar os dispositivos de controle da mínima e máxima tensão (que desarmam o disjuntor fora desses limites),iluminação e medição. Transformadores gerados pelo site www.weg.net:  Transformador industrial (em anexo) Potência em kVA: 500 Classe de tensão em kV: 24,2 Tensão de secundário em V: 440/254  Transformador de distribuição (em anexo) Potência em kVA: 30 Classe de tensão em kV: 15 Tensão de secundário em V: 380/220

 Transformador seco (em anexo) Potência em kVA: 750 Classe de tensão em kV: 15...
tracking img