Circuitos elétricos

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
2-Resistores
Resistor e um dispositivo elétrico muito usado em eletrônica com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), sua finalidade e obstruir a passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa obstrução damos o nome de ohm.
Para um resistor ser ideal e necessário ter uma resistência elétrica que a tensão ou a corrente elétrica permaneçaconstante os resistores podem ser fixo ou variável.
O valor de resistência do resistor não é a única coisa para considerar ao selecionar um resistor para uso em um circuito. A "tolerância" e as avaliações de energia elétrica ao qual o resistor se submeterá também são importantes.
A tolerância de um resistor denota a variação do valor da resistência. Por exemplo, uma resistência com 5% tolerânciaindica um resistor que está dentro de 5% do valor de resistência especificado.
A máxima potencia de um resistor é especificado em Watts. A potencia de um resistor é calculado usando o quadrado da corrente multiplicado pelo valor da resistência do resistor, obtendo-se assim a potencia que irá se dissipar no mesmo (I2) x (R). Se a máxima potencia ao qual o resistor é taxado for excedido, ficaráextremamente quente, e pode até mesmo provocar queimadura quando nele encostamos. A potencia dos resistores em circuitos eletrônicos são tipicamente taxados em sua grande maioria como 1/8W, 1/4W, e 1/2W.
3-Resistores Ôhmicos e não Ôhmicos
Em um resistor ôhmico mantido a uma temperatura constante a voltagem aplicada é diretamente proporcional a corrente que o atravessa, ou seja, a resistência semantém sempre a mesma independente da tensão ou corrente aplicada.
Em um resistor não ôhmico o valor da resistência varia conforme mudamos a tensão que o atravessa, pois a temperatura nele aumenta proporcionalmente a voltagem.
4-Resistores fixos são aqueles ao qual não e possível mudar o valor de sua resistência são eles:
Resistor de fio: e usado em aplicações que requerem alta dissipação depotencia, e feito de um fio metálico usualmente uma liga de níquel-cromo, e enrolado sobre um núcleo de cerâmica.
Resistor de filme metálico: valores de resistência elevados são mais facilmente obtidos, são feitos de deposição a vácuo de uma fina camada metálica sobre um substrato de baixa expansão térmica.
Resistores de carbono: Têm baixo custo, mas tem a desvantagem de uma variação relativamente altada resistência com a temperatura, e feito com uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica.
Rede de resistor em linha (SIL): É feito com vários resistores de mesmo valor, tudo em um invólucro. Um lado de cada resistor esta conectado com um lado de todos os outros resistores internamente
5-Resistores variáveis são aqueles que sua resistência pode serajustada por movimento mecânico, temperatura, variação de tensão elétrica, luminosidade.
Reostato: e um resistor variável com dois terminais sendo um fixo e outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.
Potenciômetro: e um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar a saída de um sinal.
PTC (Coeficiente de temperatura positiva): e um resistor dependentede temperatura , quando a temperatura se eleva, a resistência do PTC aumento.
LDR (resistor dependente da luz): e uma resistência que varia de acordo com a intensidade luminosa incidida, a resistência diminui com o aumento da intensidade luminosa.
Resistor variável Varistor PTC NTC LDR Potenciômetro
6-Identificação do valor nominal do resistor:
Os resistores são identificados por um código decores ou por um carimbo de identificação impresso no seu corpo.
O código de cores consiste de 4 ou 5 anéis coloridos que seguem a norma de código de cores para resistores fixos IEC-62, como segue abaixo:
6.1-Resistores de 4 anéis:
COR
1º ANEL
2º ANEL
3º ANEL
Preto
-
0
x1
Marrom
1
1
x10
Vermelho
2
2
x100
Laranja
3
3
x1000
Amarelo
4
4
x10.000
Verde
5
5
x100.000...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos eletricos
  • circuitos elétricos
  • circuitos eletricos
  • Circuitos Elétricos
  • Circuito elétrico
  • Circuito elétrico
  • Circuitos Eletricos
  • Circuitos eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!