Circuitos económicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos de Macroeconómica |
[Type the document subtitle] |
|
[Type the abstract of the document here. The abstract is typically a short summary of the contents of the document. Type the abstract of the document here. The abstract is typically a short summary of the contents of the document.] |
|
|

Economia

O termo Economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) outambém gerir, administrar: daí “regras da casa” (lar) e “administração da casa”.

Uma das definições que captura muito da ciência económica moderna é a de num ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as necessidades ilimitadas a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."

Segundo Paul A.Samuelson Economia pode ser definida como a Ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e a forma como estes são distribuídos pelos indivíduos.

John Stuart Mill definiu Economia como "a ciência prática de produção e distribuição de riqueza"; esta foi a definição adoptada pelo Concise Oxford English Dictionary apesar de não incluir opapel vital do consumo. Para Mill, a riqueza é definida como o stock de coisas úteis.

Três Abordagens Distintas
A Abordagem Neoclássica

* A Economia é um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida.
* Focaliza, principalmente, a condução do homem no trato com questões que interferem em sua riqueza e bem-estar.
* O fim último de que cuida aeconomia consiste em descobrir como as virtudes humanas e a concorrência podem conduzir ao bem-estar social.
A Perspectiva Socialista

* As necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade.
* Para satisfazer a um padrão de necessidades o homem se dedica a um ato social: a produção
* A realização desse processo se completa com a distribuição do produto social.* O estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição resume o campo de que se ocupa a Economia.
A Sistematização de Robbins

* A sociedade tem objectivos múltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta económica consiste em escolher entre fins possíveis e meios escassos para alcançá-los.
* A Economia é um ramo que estuda as formas do comportamento humano que resultamda relação entre necessidades ilimitadas e recursos escassos.
* Meios escassos, fins alternativos, escolha e alocação são os elementos a partir dos quais se define o campo de que se ocupa a Economia.
Macroeconomia
A Macroeconomia é o ramo da Teoria Económica que analisa a Economia como um todo, com recurso a variáveis agregadas que medem a produção de bens e serviços o emprego de factoresprodutivos e o nível dos preços. A Macroeconomia lida com os grandes agregados da economia, tais como, taxa de desemprego; taxa de inflação; crescimento da produtividade; taxa de juro; défice orçamental; défice externo.

Método da Macroeconomia
* OBSERVAR (Estatística e Econometria);
* COMPREENDER (Teoria Económica / Macroeconomia Positiva);
* AGIR (Política Económica/ MacroeconomiaNormativa).
Economia Normativa
É uma abordagem que procura determinar como se pode manipular a economia para atingir determinados objectivos específicos; A economia normativa indica-nos “como o mundo deveria ser, ou como se faz”.
Economia Positiva
É uma abordagem que não tem preocupações éticas e que se limita a determinar os factos tal qual eles existem. A economia positiva descreve “como é”.Microeconomia
Adam Smith é considerado o fundador do campo da Microeconómica, o ramo de economia que trata do comportamento de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias.
Uma das funções base da microeconómica é a de procurar explicar a formação dos preços quer dos bens de consumo final, quer dos factores de produção, recorrendo para isso à Teoria da Procura, à Teoria...
tracking img