Circuitos digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade III

Unidade III
5 MEMÓRIAS

A memória é a estrutura do computador na qual são armazenados os programas e os dados e, conforme já discorremos brevemente, existem diversos tipos de memória no computador organizados de maneira hierárquica. Quanto mais próxima a memória estiver do nível superior mais rápida, porém mais cara. O nível superior diz respeito às memórias do processador,primeiramente os registradores (mais próximos da CPU) e, posteriormente, a memória cache. Já estudamos registradores no tópico sobre processadores; veremos a seguir a memória principal e cache também primárias, em seguida a memória secundária (figura 36).

Figura 36 - Hierarquia de memória

5.1 Memória primária

Memórias primárias são memórias que o processador pode endereçar diretamente. Suafunção é conter a informação necessária para o processador num determinado momento, por exemplo os programas em execução. Nesta categoria, se inserem a memória principal, cache e registradores.

48

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
5.2 Memória principal

A memória principal também é conhecida por DRAM (Dynamic Random Access Memory), memória dinâmica de acesso randômico (figuras 37 e 38).Costumeiramente, a memória principal é volátil, ou seja, mantém os dados enquanto o computador estiver energizado. A memória principal é utilizada para armazenar os programas em execução e os dados em uso por esses programas. Realiza comunicação constante com o processador.

Observação A memória principal é a próxima a ser considerada no nível hierárquico, só perdendo para registradores e cache por ser umdispositivo externo à CPU e estar mais distante desta.

Figura 37 - Modelo de memória RAM de microcomputador (com capa protetora)

Figura 38 - Modelo de chip de memória de 32 MB Fonte: TANENBAUM, 2007a.

Existem diversos tipos de memórias dinâmicas. Entre elas podemos citar: • FPM (Fast-Page Mode): uma das primeiras tecnologias de memória RAM. Nessas memórias, o primeiro acesso de leituratinha um tempo de acesso maior que as leituras seguintes. Isso ocorria porque eram realizadas quatro leituras seguidas ao invés de apenas uma por vez.
49

Unidade III
• DRAM EDO (Extended Data Output): permite que uma referência de memória seja iniciada mesmo antes que uma anterior esteja terminada, a DRAM EDO é assíncrona, ou seja, não utiliza o clock para transmissão dos dados. • SDRAM(Synchronous DRAM): utiliza o clock como referência e mistura a memória dinâmica e estática. Essa memória realiza uma operação a cada ciclo de clock. • Rambus DRAM: recebeu esse nome, pois foi criada pela empresa Rambus Inc. e chegou ao mercado com o apoio da Intel. Ela trabalha apenas com 16 bits por vez e em uma frequência muito maior, 400 MHz, e com duas operações por ciclo de clock. Essa memória nãochegou a ter grande aceitação no mercado, pois tinha muito aquecimento e um custo elevado. • DDR SDRAM (Double Data Rate SDRAM): consegue tratar o dobro de informações por ciclo de clock, quando comparado à SDRAM. • DDR2 SDRAM: é uma evolução da memória DDR SDRAM, que passa a trabalhar com quatro operações por ciclo de clock, ou seja, o dobro da DDR SDRAM. • DDR3 SDRAM: também é uma evolução, sóque da DDR2 SDRAM, na qual novamente é dobrada a quantidade de operações por ciclo de clock, ou seja, passa a ter oito operações por ciclo de clock. Mas, o que contém a memória? Qual sua estrutura? As memórias consistem de células, cada qual com seu endereço. As células contêm os bits ou dígito binário, que são a unidade básica de memória. Um bit armazena apenas os valores 0 ou 1 e é o blocobásico de informações. Os binários 0 e 1 representam variações diferentes na tensão elétrica dos circuitos eletrônicos do computador. Nossos programas, em linguagem de alto nível (com caracteres), funcionam no baixo nível com combinações de 0 e 1. Mais adiante estudaremos a conversão binários/caracteres. Um conjunto de bits forma um agrupamento. Um dos agrupamentos mais comuns é o byte, que contem 8...
tracking img