Circuitos combinatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Neste módulo de Circuitos combinatórios, com duração de 25 horas, foram abordados temas sobre, multiplexers e desmultiplexers, onde, também debatemos sobre circuitos comparadores, assim como somadores e subtratores.
Também adquiri novos conhecimentos sobre as formas canónicas, e o mapa de Karnaugh, os codificadores e descodificadores, e falamos também, sobre os códigosprogressivos ou de Gray, assim como dos circuitos geradores, e os detetores de paridade.
Com bases no módulo anterior, esta matéria é uma continuação do desenvolvimento das portas lógicas, e agora neste módulo, assim como no módulo anterior, deixou-me com grandes expectativas de obter mais conhecimentos, na área da eletrónica.

Desenvolvimento:

Com respeito aos circuitos combinatórios, podemosdefini-los por um circuito digital binário, composto por um conjunto de portas lógicas, onde uma variação na entrada se traduz automaticamente na saída, e é formado por funções, AND (×) utilizadas em série, OR (+) utilizadas em paralelo, NOT (-) indicação de negação, NAND (×/-) em série mas negada, NOR (+/-) em paralelo mas negada, XOR, e onde através dos símbolos correspondentes a cada uma delas,podemos implementa-las através de um logigrama.

O seguinte passo foi, obtermos resultados, através das formas canónicas, que podem ser consideradas através de duas formas, resultando estas na Minterms e na Maxterms.
Na forma Minterms, considera-se a soma de produtos, que dão à função o resultado de valor (1), ficando as variáveis com os zeros negados e os uns normais, formando termos.
Na formaMaxterms, considera-se o produto das somas que dão à função de saída, o resultado de valor (0), ficando as variáveis com os zeros normais e os uns negados, formando termos.
Através desta tabela da verdade, é possível concluir que, através dos resultados considerados em Minterms (1) da função de saída, a forma canónica contém os seguintes termos:

F = ͞A × ͞B × ͞C + ͞A × B × C + A × ͞B × C+ A × B × ͞C + A × B × C

E através dos resultados considerados em Maxterms (0) da função de saída, a forma canónica contém os seguintes termos:

F = (A+B+͞C) × (A+͞B+C) × (͞A+B+C)

Para concluir, a determinação das formas canónicas deve ser feita sempre pela menor quantidade de (0) ou (1) resultantes da função de saída, o que neste caso, seria através da forma Maxterms (0), dado quena função de saída, só existem 3 zeros, e existem 5 uns.
Depois através dos mapas de Karnaugh, podemos simplificar funções, através de um mapa quadrilátero, tendo de preferência, quatro variáveis como máximo, colocadas em cima e à esquerda.

Depois de obter as formas canónicas, colocamos o (1) dentro do mapa de karnaugh, mediante a forma canónica, sendo que (0) é negado, e (1) é normal, atépreencher o quadrilátero, onde coincidem as formas canónicas. Depois formamos blocos de um, dois, quatro, oito ou dezasseis casas, com os uns (1), para simplificar ao máximo as formas canónicas que daqui vão resultar, devemos construir o menor número de grupos possível, agrupando o maior número de uns (1) possíveis, e por cada grupo que se invertam as variáveis entre (0 e 1) teremos queelimina-las.
As variáveis que não foram invertidas em cada grupo, serão colocadas de novo em formas canónicas, já simplificadas, de forma, a poder construir um logigrama.
Na matéria dos codificadores e descodificadores, aprendi que existem 3 formas de codificar, uma através do método Natural, que utiliza as primeiras 10 combinações do código binário, com quatro Bits, depois através do Excesso 3, onde apartir da terceira combinação do código binário com quatro Bits, logo na seguinte, começa o Excesso 3, e vai até à décima terceira casa do binário com quatro Bits, e finalmente através do Aiken, onde se introduzem as primeiras 5 combinações do binário com quatro Bits, e as últimas 5 do binário com quatro Bits.
No caso dos códigos progressivos ou códigos de Gray, são códigos detetores de erro,...
tracking img