Circuito serie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
lelo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exemplo de ligação paralela utilizando resistores
É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo queassociação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formasbásicas de se conectar componentes eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateriade 9 V. Na ligação paralela, os terminais positivos das lâmpadas são ligados ao teminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lâmpadas são ligados ao negativo da bateria, sendo estaligação diferente da ligação série.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb).
A tensão é a mesma através de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo.
Para encontrar acorrente total, I, podemos utilizar a Lei de Ohm em cada malha, e então somar todas as correntes. (Veja Leis de Kirchhoff para uma explicação detalhada deste fenômeno). Fatorando a voltagem, que é a mesma sobre todos os componentes, nós temos:
 que é o mesmo que .
Índice  [esconder]  * 1 Notação * 2 Circuitos paralelos com um só tipo de componente * 2.1 Associação de resistores *2.2 Associação de indutores * 2.3 Associação de capacitores * 2.4 Associação de pilhas * 3 Circuitos paralelos com mais de um tipo de componente * 3.1 a) Circuito RL paralelo * 3.2 b) Circuito RC paralelo * 3.3 c) Circuito RLC paralelo * 4 Ver também |
-------------------------------------------------
[editar]Notação
A propriedade da ligação paralela pode ser representadanas equações por duas linhas verticais "|" (como na geometria) para simplificar as equações. Para dois resistores ligados em paralelo temos,

-------------------------------------------------
[editar]Circuitos paralelos com um só tipo de componente
[editar]Associação de resistores
Os resistores podem ser combinados basicamente em três tipos de associações: em série, em paralelo ou aindaem associação mista, que é uma combinação das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associação, esta sempre resultará numa única resistência total, normalmente designada como resistência equivalente - e sua forma abreviada de escrita é Req ou Rt.
Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores:
* Há mais de um caminho para a corrente elétrica;
* Segundopesquisas, resistores em grande quantidade a corrente sofre perda para "correr" até eles, seria necessário uma tensão maior que a desejada pelo circuito.
* A corrente elétrica se divide entre os componentes do circuito;
* A corrente total que circula na associação é o somatório da corrente de cada resistor;
* O funcionamento de cada resistor é independente dos demais;
* A diferençade potencial (corrente elétrica necessária para ocorrer a ddp) é a mesma em todos os resistores;
* O resistor de menor resistência será aquele que dissipa maior potência.
A fórmula para o cálculo da resistência equivalente (Req) de um circuito de resistores em paralelo é:

Caso os valores dos resistores sejam iguais, a resistência equivalente é igual ao valor de uma das resistências (R)dividido pelo número de resistores utilizados:

onde N é o número de resistores.
Ainda, no caso específico de um circuito resistivo com duas resistências de valores diferentes, a equação abaixo pode ser utilizada:

Caso tenha mais de 3 resistores, será necessário calcular equivalência entre o Primeiro Resistor e o Segundo resistor, o resultado você irá multiplicar e dividir com o terceiro...
tracking img