Circuito integrado temporizador 555

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CIRCUITO INTEGRADO TEMPORIZADOR 555
INTRODUÇÃO
O temporizador de 8 pinos 555 deve ser um dos CIs mais úteis de todos os tempos, sendo usado em muitos projetos. Com apenas alguns poucos componentes externos ele pode ser usado para construir muitos circuitos, e nem todos eles envolvem temporização!
Uma versão popular é o NE555 que é adequado à maioria dos casos em que um temporizador '555 ' éespecificado. O 556 é uma versão dual do 555 alojado num encapsulamento de 14 pinos, os dois temporizadores (A e B) compartilham os mesmos pinos de alimentação. Os diagramas de circuitos nesta página mostram um 555, mas todos eles poderiam ser adaptados para usar uma metade de um 556.

São fabricadas versões de baixa potência do 555, tais como o ICM7555, mas estas devem ser utilizados apenasquando especificado (para aumentar a vida da bateria) porque a sua corrente de saída máxima de cerca de 20 mA (com uma fonte de 9V) é muito baixa para muitos 555 circuitos padrão . O ICM7555 tem a mesma disposição de pinos de um 555 padrão.
O símbolo de circuito para um 555 (e 556) é uma caixa com os pinos dispostos para se adequar ao diagrama de circuito: por exemplo o pino 8 na parte superiorpara a alimentação (+ Vs), pino 3 para a saída do lado direito. Geralmente apenas os números dos pinos são utilizados sem que sejam rotulados com a sua função.
O 555 e o 556 podem utilizados com tensões de alimentação (Vs) entre 4,5V e 15V (18V máximo absoluto).
CIs 555 e 556 criam um 'glitch' significativo na fonte quando a sua saída muda de estado. Isso raramente é um problema em circuitossimples, sem outros CIs, mas em circuitos mais complexos, um capacitor de desacoplamento (por exemplo, 100UF) deve ser ligado entre as Vs + e 0V próximo do 555 ou 556.
As funções dos pinos de entrada e saída são descritas de forma sucinta e há explicações mais completas que cobrem os vários circuitos:
* Astável - produz uma onda quadrada.
* Monoestável - produz de um pulso único quandodisparado.
* Biestável - uma memória simples (flip-flop) que pode ser “setada” ou “resetada”.
Entradas do 555/556:
* Entrada Trigger (Disparo): quando <1/3 Vs ("ativo baixo") faz com que a saída vá a nível alto (+ Vs). Monitora a descarga do capacitor de temporização em um circuito astável. Tem alta impedância de entrada> 2M.
* Entrada Threshold (Limiar): quando > 2/3 Vs("ativo alto") faz com que a saída vá a nível baixo (0V)* . Monitora a carga do capacitor de temporização em circuitos astável e monoestável. Tem alta impedância de entrada> 10M.
* Desde que a entrada de disparo (trigger) seja > Vs 1/3, caso contrário, a entrada de disparo (trigger) irá desabilitar a entrada limiar (threshold) e manterá a saída em nível alto (+ Vs).
* Entrada Reset:quando menor que cerca de 0,7 V ("ativo baixo") faz com que a saída vá a nível baixo (0V), desabilitando outras entradas. Quando não é necessária que deve ser ligada a Vs +. Tem uma impedância de entrada de cerca de 10k.
* Entrada Control (Controle): pode ser usada para ajustar a tensão de limiar que é definida internamente para ser Vs 2/3. Normalmente, esta função não é necessária e a entradade controle é conectada a 0V com um capacitor 0.01μF para eliminar o ruído elétrico. Pode ser deixada desligada se o ruído não for um problema.
* O pino Discharge (descarga) não é uma entrada, mas ela está listada aqui por conveniência. É ligado a 0V quando a saída do temporizador é baixa e é utilizada para descarregar o capacitor de temporização em circuitos astável e monoestável.
Saídas de555/556
A saída de um 555 padrão ou 556 pode absorver ou fornecer até 200mA. Isso é mais do que a maioria dos CIs suporta e é suficiente para acionar diretamente muitos transdutores de saída, incluindo LEDs (com um resistor em série), lâmpadas de baixa corrente, transdutores piezo-elétricos, alto-falantes (com um capacitor em série), bobinas (com diodo de proteção) e alguns motores (com diodo...
tracking img