Circo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADRIANA APARECIDA DA SILVA











CIRCO










LOANDA
2012

ADRIANA APARECIDA DA SILVA









CIRCO



Trabalho apresentado à Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná- FACINOR, à disciplina de Estágio Supervisionado l sob a orientação da Professora Elen Araújo do Nascimento.LOANDA
2012












Tema Circo





















Delimitação




Projeto didático abordando o tema circo, a ser desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Luzia Bernardo Mendonça, turma Maternal “A”, período vespertino, regido pela professora Irani Afonso. Este projeto contempla a carga horaria de 12 horas distribuído em 3 diasletivos.

















Justificativa




Trabalhando com o tema circo no contexto escolar traz para a criança além de um aprendizado, uma nova experiência.
O uso de atividades extremamente prazerosas tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes de atividades estimulantes contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva,raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Assim atividades circenses estão envolvidas na vida da criança direta ou indiretamente, através dele é possível descortinar um mundo colorido que nem sempre é observado pela criança quando ela ainda não domina esse conhecimento.
Daí a importância de se trabalhar desde cedo com as crianças da educação infantil atividades elaboradas com elementos circensespara seu conhecimento de mundo e contato com o meio.










Fundamentação

A proposta pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Luzia Bernardo Mendonça está fundamentada na teoria de Paulo Freire.
Tal teoria tem como fator de suma importância a passagem de formas primitivas de consciência para uma consciência crítica que não é como um produto acabado, mas contínuo.

Épreciso que a educação esteja em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos, adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer como os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história...(FREIRE, 1974, p.42)


Para Paulo Freire, a verdadeira Educação consiste na educaçãoproblematizadora, que irá ajudar objetivando o desenvolvimento da consciência crítica, a dialogocidade é a essência dessa educação.
O novo circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro, levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense.
Por meio de ações planejadas podem-se inserir as criançasneste universo, possibilitando além de uma aprendizagem, uma nova experiência, que tem por objetivo contribuir para queos pequenos se tornem seres humanos independentes e comunicativos.
Podemos verificar que os efeitos produzidos por atividades com temas prazerosos como o circo podem despertar ideias, sentimentos, sensações de alegria, tristeza, tranquilidade entre outras.
Por isso atividadesinstigantes tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança, estimulando as percepções que contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Então, para se trabalhar o circo com os alunos do Maternal “A”, do Centro Municipal de Educação Infantil Luzia Bernardo Mendonça, deve-se levar em consideração as ideias de Paulo Freire,onde afirma em sua proposta que tem que haver uma contextualização do tema que será trabalhado, partindo primeiro do que o aluno já sabe sobre o assunto abordado no projeto didático, podendo-se então trabalhar um dialogo com as crianças sobre o conteúdo que será ensinado, para que, com essa interação se possa saber o que os alunos já conhecem a respeito do tema, e a partir daí o professor saiba de...
tracking img