Circo Tradcional

350 palavras 2 páginas
* Circo Tradicional

O Circo Tradicional é Aquele que Segue a Tradição de Ponta e é Formado Por Famílias, os Filhos Crescem no Ambiente Circense e Alí São Ensinados Pelos Pais.
A origem do circo é controversa.
Alguns estudiosos afirmam que o circo surgiu na Grécia Antiga e no Império Egípcio, onde já haviam animais domados.
Os Jogos Olímpicos, que começaram por volta do século 8 a.C. (antes de Cristo), contavam com números circenses.
Nos anos 70 a.C., em Pompéia, no Império Romano, havia um anfiteatro usado nas exibições de habilidades incomuns.
Mas há quem diga que as práticas circenses se originaram na China, onde foram encontradas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, equilibristas e contorcionistas, onde os guerreiros utilizavam a acrobacia como uma forma de treinamento.
A versão do circo que conhecemos - com picadeiro, lona, desfile de animais - é recente e foi criado pelo oficial inglês da cavalaria britânica Philip Astley, por volta de 1770, na época, ele montou um espetáculo eqüestre que contava com saltadores e palhaços.
* Circo contemporâneo

Do mesmo modo que ainda existe o circo itinerante tradicional, a arte circense também passou a ser ensinada em escolas. Devido a uma mudança de valores, muitos circenses colocaram seus filhos para estudar e fazer cursos universitários, o que gerou profissionais que agora administram os circos. Com isso surgiu um novo movimento que pode ser denominado circo contemporâneo ou circo novo.
O circo contemporâneo tem como características inovadoras a adição de técnicas circenses, em conjunto com elementos teatrais, ou seja, os números apresentados têm um fio condutor, temático ou estético, que dá sequência lógica ao espetáculo. Os componentes musicais, coreográficos, cênicos e de figurino adquirem, assim, coerência.
Pode-se afirmar que o movimento começou no final dos anos 70, em vários países simultaneamente. Na Austrália, com o Circus OZ ( 1978 ) e na Inglaterra, com os artistas de rua fazendo

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas