Ciranda pernambucana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciranda Pernambucana: aprendendo a dança e brincando com o passo
Objetivos
- Colocar os alunos em contato com a Ciranda Pernambucana: música, instrumentos, canto e dança.
- Aprender o passo básicoe brincar compondo variações;
- Desenvolver a lateralidade, a noção espaço-temporal, o ouvido musical e a capacidade de dançar junto com os demais em uníssono.

Conteúdo específico
CirandaPernambucana ou ciranda praieira

Anos
1º ao 5º ano

Tempo estimado
8 a 10 aulas

Material necessário
Aparelho de som, computador com acesso à internet e CDs de Ciranda Pernambucana (cantores Liade Itamaracá/CD "Eu sou Lia"; Antonio Nóbrega; Siba/CD "Fuloresta do Samba").

Introdução
A Ciranda Pernambucana é uma das danças mais democráticas do Brasil, em que velhos e jovens adultos ecrianças dançam e cantam juntos - embalados pelo pulso forte, porém lento e repetitivo, do bumbo; pelo repique da caixa e pelas melodias e letras representativas do cotidiano das comunidades que as mantêmvivas.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Perguntar aos alunos se elas sabem o que é e quais são as características de uma ciranda. Mostrar a música da Ciranda Pernambucana e também a exibição de vídeos deciranda

2ª Etapa
Os alunos sentados em roda, de olhos fechados. Colocar um CD de ciranda e peça que marquem o tempo forte da música tocando as mãos nas pernas, sem fazer som. Assim, todos terãoque "abrir os ouvidos" para a música, a fim de encontrar por conta própria o tempo forte (que é o acento musical e coreográfico da dança). Esse exercício permite as crianças já compreenderam aconsigna.
Falar sobre a Lia de Itamaracá, sobre a origem da Ciranda e aproveite para ensinar aos alunos a letra da música "Essa ciranda quem me deu foi Lia"

3ª Etapa
Com todos em roda e de mãos dadas,ensinar o passo básico da ciranda. Comece a atividade com os alunos no lugar e, depois de compreendida a mecânica do passo, em deslocamento, com a roda girando.

4ª Etapa
Com todos em roda e de...
tracking img