Ciranda de PE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Metropolitana de Santos – FEFIS – Unimes










Trabalho de Manifestações Rítmicas e Expressivas:
Manifestação Folclórica Ciranda de PE











Abril – 2013
Santos


Introdução



O homem desde o começo se reunia em círculos ao redor da fogueira para comemorar suas caçadas, conquistas e realizar rituais, portanto a dança e o canto fazem parte dahistória da humanidade. A prática de danças circulares é importante por simbolizar a união, dançar juntos, pegar nas mãos, sentir a aproximação do outro trazendo a alegria de dançar e cantar no mesmo ritmo e movimento onde não tem primeiro nem último todos são iguais.
Na ciranda, no coco de roda as pessoas ficam em contato umas com as outras repetindo o passo num constante ir e voltar commovimentos dando o sentido de grupo, o lúdico da ciranda é um resgate da infância que permanece dentro de nós. A dinâmica cultural em terras pernambucanas tem vasto panorama de produção nas áreas das artes plásticas, arquitetura, arte popular e música dividida na assim chamada erudita e popular.
Possuímos uma variedade enorme de sons e ritmos, onde podemos destacar os estilos diferenciados do frevo,como frevo canção, frevo de bloco e frevo de rua, maracatu de baque solto e maracatu de baque virado, forró, baião, coco de roda, coco de embolada, repentistas, ciranda e tantos outros ritmos que caracterizam a diversidade cultural e musical de Pernambuco, que a cada dia vem se destacando no cenário nacional e internacional. A ciranda é uma dança de origem portuguesa que chegando aqui se juntou com ainfluência negra e indígena, absorvendo características de cada grupo étnico presente, formando-se assim a ciranda de roda de adultos do nordeste brasileiro.








Manifestação Folclórica Ciranda de Pernambuco


O século XIX foi o momento da invenção das nações e dos Estados contemporâneos e também das tradições que passaram a significar os povos que se reconheciam. Neste momento oBrasil se definia como Estado, e seu povo criaram tradições que o tornaram reconhecíveis a si mesmo e às demais nações. Foi se reconhecendo nas múltiplas tradições e manifestações culturais que o compõem, tradições trazidas pelos portugueses que se encontraram e fecundaram com as tradições dos índios e com as tradições dos povos africanos. Em Pernambuco, região da mais antiga ocupação européia foio local do surgimento de muitas tradições, na dança, na música, no teatro popular, na poesia de cordel, na literatura poética e prosaica, na pintura, na escultura etc. O povo pernambucano, em sua maioria, é culturalmente formado desde a infância por elementos rítmicos e pela própria dança. Isso acontece de forma natural e espontânea que nem ele mesmo se dá conta disso. As festas populares quecomemoram nossa história de vida são de natureza dançante em todos os ciclos de festejos (carnavalesco, junino e natalino), recebemos estímulos musicais dos mais diversos. A ciranda é uma dança de origem portuguesa, muito conhecida no início do século XIX. Há várias interpretações para a palavra "ciranda", mas parece ter sua origem no vocábulo espanhol “zaranda” (instrumento de peneirar farinha), umaevolução da palavra árabe “çaranda”. Entretanto Leite de Vasconcelos associou a palavra ao fato de as mulheres trabalharem juntas em “serões”, e por esta razão grafou-a seranda, e não ciranda. É uma dança típica das praias que começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco. Uma das cirandeiras mais conhecidas é a Lia de Itamaracá. Surgiu também, simultaneamente, em áreas do interior da Zona daMata Norte do Estado. É muito comum no Brasil definir ciranda como uma brincadeira de roda infantil, porém na região Nordeste e, principalmente, em Pernambuco ela é conhecida como uma dança de rodas de adultos. Os participantes podem ser de várias faixas etárias, não havendo impedimentos para a participação de crianças também.
 A ciranda, em Pernambuco, era mais dançada nas pontas-de-rua e...
tracking img