Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança do Trabalho

Contextualização Histórica;
 

Conceitos Básicos.

Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.

Conteúdo da Disciplina
Mapa de risco: Para que serve, cores, como elaborar, agentes; Acidente de trabalho. EPI; EPC; Cipa; Ato e condições inseguras; Insalubridade e Periculosidade; Primeiros socorros.

Anotações de Aula – Segurança doTrabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.

Qual a finalidade da ST?


Prevenção: Sem prevenção as moléstias e acidentes devido as atividades laborativas tendem a se espalharem.

Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.

Histórico
● ●





Hipócrates em seus escritos que datam de quatro séculos antes de Cristo, fez menção à existência de moléstiasentre mineiros e metalúrgicos. Plínio, O Velho, que viveu antes do advento da era Cristã, descreveu diversas moléstias do pulmão entre mineiros e envenenamento advindo do manuseio de compostos de enxofre e zinco. Galeno, que viveu no século II, fez várias referências a moléstias profissionais entre trabalhadores das ilhas do mediterrâneo. Agrícola e Paracelso investigaram doenças ocupacionais nosséculos XV e XVI. Georgius Agrícola, em 1556, publicava o livro "De Re Metallica", onde foram estudados diversos problemas relacionados à extração de minerais argentíferos e auríferos, e à fundição da prata e do ouro. Esta obra discute os acidentes do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros, dando destaque à chamada "asma dos mineiros". A descrição dos sintomas e a rápida evolução dadoença parece indicar sem sombra de dúvida, tratarem de silicose.
Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.

Cont.




Em 1697 surge a primeira monografia sobre as relações entre trabalho e doença de autoria de Paracelso: "Von Der Birgsucht Und Anderen Heiten". São numerosas as citações relacionando métodos de trabalho e substâncias manuseadas comdoenças.Destaca-se que em relação à intoxicação pelo mercúrio, os principais sintomas dessa doença profissional foram por ele assinalados. Em 1700 era publicado na Itália, um livro que iria ter notável repercussão em todo o mundo. tratava-se da obra "De Morbis Artificum Diatriba" de autoria do médico Bernardino Ramazzini que, por esse motivo é cognominado o "Pai da Medicina do Trabalho". Nessaimportante obra,verdadeiro monumento da saúde ocupacional, são descritas cerca de 100 profissões diversas e os riscos específicos de cada uma.

Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.

Revolução Industrial
● ●

Entre 1760 e 1830, ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial, marco inicial da moderna industrialização que teve a sua origem com o aparecimento da primeira máquinade fiar. Até o advento das primeiras máquinas de fiação e tecelagem, o artesão fora dono dos seus meios de produção. O custo elevado das máquinas não mais permitiu ao próprio artífice possuí-las. Desta maneira os capitalistas, antevendo as possibilidades econômicas dos altos níveis de produção, decidiram adquiri-las e empregar pessoas para faze-las funcionar. Surgiram assim, as primeiras fábricasde tecidos e, com elas, o Capital e o Trabalho.

Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.



Condições totalmente inóspitas de calor, ventilação e umidade eram encontradas, pois as "modernas" fábricas nada mais eram que galpões improvisados. As máquinas primitivas ofereciam toda a sorte de riscos, a as consequências tornaram-se tão críticas que começou ahaver clamores, inclusive de órgãos governamentais, exigindo um mínimo de condições humanas para o trabalho.

Anotações de Aula – Segurança do Trabalho Profº Adriano Paranaiba, Msc.



A improvisação das fábricas e a mão de obra constituída não só de homens, mas também de mulheres e crianças, sem quaisquer restrições quanto ao estado de saúde, desenvolvimento físico passaram a ser uma...
tracking img