Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que serve a CIPA?
O objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscosexistentes e/ou neutralizar os mesmos. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
 
Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo econscientização, ela deve ser a ponte que liga gerentes e empregados,  e de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivandosempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.
  
Como a CIPA é formada?
É formada por representantes dos empregadores edos empregados de forma paritária, ou seja, partes iguais, se existirem 3 eleitos, existirão 3 designados pelo empregador.
Essa formação tem que obedecer ao Quadro I da NR 5 como já foidito.
Depois do dimensionamento feito a partir do Quadro I  começa todo o processo eleitoral e consequente implantação da CIPA.  




[pic]
Surgimento no Brasil
A CIPA – ComissãoInterna de Prevenção de Acidentes nasceu em 1944 mas precisamente no dia 10 de Novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantaçãoda Segurança do Trabalho no Brasil.






 





Algumas Atribuições:
              ▪ discutir os acidentes ocorridos.
              ▪ sugerir medidas de prevenção de acidentes e/ouproteção da saúde.
              ▪ promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança.
              ▪ despertar o interesse de todos pela prevenção de acidentes e dedoenças ocupacionais.
              ▪ investigar as causas, circunstâncias e consequencias dos acidentes e doenças. ocupacionais, acompanhando a execução das medidas corretivas....
tracking img