Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Sequencial



TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO

Profº Psicologia: Altieres

Alunos:
Adriana


2012

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

Apresentação
Objetivo do trabalho
Transtornos mentais relacionados ao trabalho
Depressão

Desenvolvimento:

Definição de Psicopatologia
Duas correntes dePsicopatologia
A origem emocional da depressão do desemprego.
A sensação de impotência causa depressão
Método de tratamento
Medidas preventivas aplicada na segurança do trabalho

Conclusões:
Diagnósticos não dizem como cuidar das pessoas em sofrimento psíquico

Bibliografia

Introdução

O trabalho já é introduzido no ser humano desde o inicio de suas vidas quando como a educação dos pais nodia a dia para preparar os filhos psicologicamente e ajudar a formar um caráter para socializar de uma forma positiva com o mundo. No entanto chega o momento em que se torna independente quer esteja preparado ou não para isso, a fase em que é necessário mergulhar na vida social para estabelecer o espaço como adultos na sociedade. Essa mudança brusca pode desencadear diversos transtornospsicológicos que passam despercebidos no decorrer da vida e começam a refletir com o amadurecimento e sobrecarga de responsabilidades e frustrações com o passar do tempo. A origem emocional da depressão do desemprego. O CHOQUE DE REJEIÇÃO!
A sensação de impotência causa depressão.

Objetivos do trabalho

Este trabalho vai ressaltar a vida de Srº Brito. Fato verídico, para o entendimento de fatoresocorridos em sua vida no âmbito geral e será abordado dentro de duas correntes psicopatológicas;
E formar um conceito e formas de prevenção para este tipo peculiar de doença do trabalho.

Uma breve biografia sobre ele,

Nascido em 1949 no interior da Bahia, criado em fazenda no estilo feudal onde sua família era responsável pela lavoura cujo dono fazendeiro dava parte da colheita e moradiacomo pagamento para os lavradores que eram seus familiares.
Criado numa zona rural com uma família considerável grande morava avos, pais, irmãos, tios, sobrinhos, todos unidos em um mesmo espaço na casa enorme com grande fartura de mantimentos frescos onde o dinheiro em si não fazia falta, a tecnologia ali, naquela época ainda não havia os alcançado. O tempo foi passando a tecnologia começou afazer diferença no campo rural e os fazendeiros começaram a optar pela Mao de obra assalariada e tornar suas fazendas restritas somente com caseiros sem excesso de familiares.
O dinheiro começou a fazer parte no cotidiano rural, mas a tecnologia ainda não estava forte na região do interior.
Com seu pai falecido os filhos(homens)tomam partido para o sustento da família mas a situação na lavouranão era mais favorável como antigamente em sua infância, então o sonho das ‘’capitais’’ e dinheiro fácil fazem com que muitos rapazes nordestinos deixem suas origens e vão se arriscar com a ilusão e esperança de melhorar a situação financeira.
Em São Paulo, construiu uma casa, constituiu um casamento sem filhos biológicos onde sua esposa já tinha quatro filhos jovens, sendo uma em suaresponsabilidade.
No decorrer do tempo adotou 1 casal de crianças(netos de sua esposa) e tinha uma vida financeiramente estável trabalhando, com uma vida pacata sem muito progresso. No fim dos anos 90 sua vida começou a mudar. Apareceu uma serie de fatores como desemprego, problemas como diabetes, colesterol, pressão alta, problemas no aparelho digestivo, problemas respiratórios, insônia e fadiga.
Durantemuito tempo não conseguiu se estabilizar e permanecer num emprego, até que as possibilidades de voltar a trabalhar se esgotaram, as vindas e idas a clinicas e pronto socorros eram cada vez mais frequentes e por fim desistiu ate de cuidar de sua saúde.
Sentindo sua moral fortemente comprometida devido aos costumes de sua cultura se fechou literalmente em seu espaço chamado “casa” e então tendo...
tracking img