Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OITO S:
Os 8S – Uma Extensão do Programa 5s



1 RESUMO



O Programa 8S é uma extensão do Programa 5S, criada para aperfeiçoar e dar continuidade aos 5S’s. Trata-se de uma forma simples de combate ao desperdício, de conservação de recursos e de aumento de capital, aplicável a qualquer tipo de empresa ou instituição, independente do porte. Os 8S’s têm como objetivos a mudança de hábitose comportamentos, a partir da educação, qualificação e treinamento dos envolvidos no Programa. Sua principal característica é a não necessidade de investimento financeiro
e tecnológico para colocá-lo em prática, sendo fundamental o comprometimento de todos. O objetivo desse trabalho é mostrar que com o programa dos oito sensos (8S) pode ajudar na educação e qualificação profissional, reduzindocustos, aumentando a produtividade e combatendo o desemprego.

Palavras-chave: Prevenções. Avaliação. Sensos



1. INTRODUÇÃO



“5S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S umabase para o desenvolvimento dessa qualidade.

O programa 5S, é um conjunto simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Ao conhecer o significado de cada S você poderá avaliar melhor o porquê do uso deste termo auxiliar. Sua filosofia é profunda e envolve mudançascomportamentais, que acompanharão as pessoas onde quer que elas estejam.

Neste trabalho, iremos abordar características e necessidades devido ao aumento da concorrência, maior exigência dos clientes e desenvolvimento da tecnologia a qualidade de serviços dentro de uma empresa ganhou grande importância, por isso da necessidade das empresas instalarem o Programa 5S. O programa 5S tem oobjetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar na organização o “ambiente da qualidade”, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização. A prática nas empresas tem mostrado que o Programa 5S representa uma oportunidade inigualável de mobilização dos empregados, preparando o caminho para a introdução de programas de qualidademais avançados.







2. PROGRAMA 5S COMO FERRAMENTA NO CUSTO DE PREVENÇÃO

No Brasil os 5S's foram interpretados como "sensos". O 5S tem como foco principal o ambiente de trabalho na organização, ele busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, tornando este ambiente de trabalho agradável, seguro, produtivo. Reduz os custos operacionaise melhora no aproveitamento de materiais, diminui tempo e custo, melhora a imagem da empresa, a qualidade de vida na organização e aumenta a qualidade nos bens e serviços oferecidos. RAIZER MOURA (2006. p.17) afirma que: "O investimento em Qualidade também proporciona a melhoria da imagem da empresa e o decorrente aumento da confiança do mercado. Os clientes tem uma melhor impressão de empresasorganizadas, certificadas, que investem em qualidade. Com isso, estabelecem relações mais firmes e passam a ter mais confiança nas empresas certificadas, gerando mais e mais negócios".

A implantação do programa 5S como Prevenção no Custo da Qualidade oferece a empresa muitos benefícios e vantagens, pois na pratica a atividade maximiza os espaços e torna mais visíveis os materiais realmenteutilizados, deixa o ambiente claro, confortável e fácil de limpar, evita estoque em duplicidade, evita a compra desnecessária de materiais, facilita a execução das tarefas favorecendo a resultados de acordo com o planejado.





3. PROGRAMA 8S


A partir da necessidade de aperfeiçoar a filosofia do 5S ao Brasil, são propostos mais três novos S’s (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku)...
tracking img