Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A água, tão necessária à vida do ser humano, pode ser também responsável por transmitir doenças. As principais doenças de veiculação hídrica são: amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e cólera.
Indiretamente, a água também está ligada à transmissão de verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase. Vetores, comoo mosquito Aedes aegypti, que se relacionam com a água podem ocasionar a dengue, a febre amarela e a malária. Em todos esses casos, o tratamento da água, higiene pessoal e condições sanitárias adequadas são formas de evitar as doenças.

AMEBÍASE
Geralmente, fala-se de ameba (Entamoeba) sempre que há diarreias persistentes. A Entamoeba coli é um parasito que se localiza no intestino do serhumano, mas que não o prejudica e, portanto, não precisa ser tratada. Já a Entamoeba hystolitica é prejudicial e precisa ser eliminada.
Como se contrai
Esses parasitos são eliminados com as fezes que, se deixadas próximas a rios, lagoas, fossas, podem contaminar a água. Moscas e baratas, ao se alimentarem de fezes de pessoas infectadas, também transmitem a parasitose a outras pessoas, defecandosobre os alimentos ou utensílios. Outra forma de transmissão é pelo contato das patas sujas de fezes. Pode-se, ainda, contrair a ameba comendo frutas e verduras cruas, que foram regadas com água contaminada ou adubadas com terra misturada a fezes humanas infectadas. Muito frequente
é a contaminação pelas mãos sujas de pessoas que lidam com os alimentos.
Sintomas
Dores abdominais; febre baixa;ataque de diarreia, seguida de períodos de prisão de ventre; e disenteria aguda.
Prevenção / Tratamento
• Fazer com que todos da casa usem a privada. Se as crianças menores usarem penicos, as fezes devem ser jogadas na privada.
• Proteger todos os alimentos contra moscas e baratas.
• Proteger as águas das minas, cisternas, poços, lagoas, açudes e valas de irrigação, não permitindo que sejamcontaminadas por fezes humanas.
• Regar as verduras sempre com água limpa, não aproveitando nunca a água utilizada em casa ou água de banho.
• Lavar bastante as verduras em água corrente.
• Lavar as mãos com sabão e água corrente todas as vezes que usar a privada.
• Lavar muito bem as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos.
• Fazer, regularmente, exame de fezes, para detectar
o parasito.Giardíase e criptosporidíase
A giardíase é causada pela Giardia lamblia e a criptosporidíase, pelo Cryptosporidium parvum. Ambos vivem nas porções altas do intestino, sendo mais frequentes em crianças.
Como se contrai
A transmissão se faz pela ingestão de cistos, podendo o contágio acontecer pelo convívio direto com o indivíduo infectado, pela ingestão de alimentos e água contaminados, pelocontato com moscas etc.
Sintomas
A infecção pode ser totalmente assintomática. Outras vezes, provoca irritabilidade, dor abdominal e diarreia intermitente. Em alguns casos, pode estar associada a um quadro de má absorção e desnutrição.
Prevenção / Tratamento
A infecção é adquirida com extrema facilidade, sobretudo pelas crianças. Seguir as mesmas recomendações para a prevenção da amebíase.Gastroenterite
É uma infecção do estômago e do intestino produzida, principalmente, por vírus ou bactérias. É responsável pela maioria dos óbitos em crianças menores de um ano de idade.
Como se contrai
A incidência é maior nos locais em que não existe tratamento de água, rede de esgoto, água encanada e destino adequado para o lixo.
Sintomas
Diarreia, vômitos, febre e desidratação.
Prevenção/ Tratamento
• Saneamento, higiene dos alimentos, combate às moscas e uso de água filtrada ou fervida.
• O uso do leite materno é importante na profilaxia, pois é um alimento isento de contaminação,
além de apresentar fatores de defesa na sua composição.
• O tratamento é realizado com a reposição de líquidos, soro de reidratação oral e manutenção da alimentação da criança.
Febres tifoide e...
tracking img