Cintilografia

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Sumário
• Apresentação 1
• Introdução 2
• Exames mais comuns 3
• Vantagens e Desvantagens 4
• Indicações 5 e 6
• Precauções Operacionais 7
• Considerações Finais 8
• Referências bibliográficas 9






















Apresentação:

Desde os anos 60, quando foi inventado o aparelho gama - câmara, o exame de cintilografia, vem contribuindo para a medicina comdiagnósticos funcionais de vários órgãos do corpo humano e para pesquisas relacionadas a funcionalidades do mesmo. O exame de cintilografia tem uma vasta aplicação na área da saúde biomédica, diagnosticando, com precisão, a doença.
O trabalho conta com tópicos técnicos, explicando quais são os rádiofarmacos mais utilizados, as modalidades de aquisição de imagens, os colimadores usados para filtrar aradiação, o processamento das imagens, os exames mais comuns, as precações operacionais e o tratamento em pesquisa nuclear.
















1Introdução
A Medicina Nuclear é a especialidade médica que utiliza elementos radioativos in vivo com finalidade diagnóstica e terapêutica. Os radioisótopos mais empregados são emissores de radiação gama, radiação semelhante aos raios X, porém originada no próprio núcleo atômico. Para estudos diagnósticos é desejável que a energia daradiação esteja em uma faixa adequada para os sistemas de detecção e que o isótopo apresente um rápido decaimento para forma não radioativa (o tempo que leva para metade dos átomos passarem da forma radioativa para forma estável é denominado de meia vida). O tecnécio-99m preenche estes critérios, tendo meia vida de 6 horas e emitindo radiação gama com energia de 140 keV, características que permitem aaquisição de estudos com boa qualidade e baixa dose de radiação. Isto faz com que o tecnécio-99m seja o isótopo mais empregado atualmente, podendo ser administrado sob a forma química de pertecnetato de sódio ou ligado a outras moléculas. As doses administradas são medidas em função do número de eventos radioativos por segundo. Apesar das baixas doses de radiação, deve se evitar o estudo comradioisótopos ou outros métodos que empreguem radiação ionizante em gestantes ou durante a amamentação.
Após a sua administração, geralmente por via endovenosa, os radioisótopos ou os compostos aos quais estão acoplados (radiofármacos) têm um comportamento biológico que é idêntico ao de similares não radioativos. Este comportamento biológico é determinado pelas características físico-químicas docomposto e também pelo estado funcional dos diferentes tecidos ou tipos celulares que podem estar envolvidos em sua manipulação. A distribuição e grau de concentração do elemento radioativo nos diversos órgãos são avaliados por meio de imagens obtidas nas câmaras de cintilação (chamadas de cintilografias) ou por outros sistemas de detecção de radioatividade. A concentração dos radiofármacos que éobservada através da cintilografia em uma estrutura reflete não só a morfologia da mesma como também sua função.
A câmara de cintilação ou gama câmara é o sistema de detecção de radioatividade utilizado para o estudo da distribuição in vivo dos diferentes compostos radio marcados. A interação da radiação gama no detector da câmara leva a emissão de luz (cintilação), posteriormente convertida em sinalelétrico. A câmara de cintilação detecta a radiação e determina a posição da fonte emissora (correspondente a área em que a luz foi emitida) e sua energia (intensidade da luz emitida). Além da maior resolução, os equipamentos mais modernos destacam-se pela capacidade de adquirir e processar estudos tomográficos, trazendo maior sensibilidade e precisão na localização de lesões. De forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cintilografia
  • Cintilografia
  • Cintilografia
  • cintilografia
  • Cintilografia
  • Cintilografia Renal
  • cintilografia ossea
  • cintilografia cerebral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!