CINTILOGRAFIA DE PERFUS O MIOC RDICA

1388 palavras 6 páginas
CINTILOGRAFIA DE PERFUSÃO MIOCÁRDICA
As artérias coronárias são os vasos sanguíneos que levam o sangue para o músculo do coração (miocárdio). O entupimento dos vasos sanguíneos é um processo relacionado à formação de placas de colesterol que fecham gradativamente o interior das artérias. Alguns fatores já foram identificados como determinantes de risco para que isto ocorra. Entre eles, os mais importantes são: pressão arterial elevada, diabetes, colesterol alto no sangue, história na família de doença nas coronárias e obesidade.
A cintilografia de perfusão miocárdica identifica se tem alguma área do miocárdio que não esteja recebendo sangue suficiente quando o paciente se submete a estresse. O objetivo é verificar se há risco de infarto, para que seja realizado algum tratamento que impeça sua ocorrência.
Lembrando que, o exame é realizado em duas etapas: Repouso e Estresse. Em cada etapa, haverá injeção na veia de um radiotraçador, um material redioativo que permitirá que verifiquemos como o sangue está chegando ao miocárdio.
No repouso, a injeção será feita com a pessoa sentada. No estresse, será realizada enquanto a pessoa está fazendo o teste ergométrico ou o estresse induzido por uma medicação que também é injetada na veia. Depois, haverá necessidade de fazer um lanche e beber água, com o objetivo de acelerar a eliminação do radiotraçador. São realizadas imagens do coração no aparelho chamado gama-câmara cerca de 60 a 90 minutos após. O aparelho gira em torno do tórax, coletando as imagens durante cerca de 5 minutos.
Embora a cintilografia de perfusão miocárdica é um exame que utiliza uma substância radioativa, chamada de radioisótopo, que é injetada a partir de uma veia periférica, sendo posteriormente captada pelas células do músculo cardíaco (miocárdio). Este processo é chamado de perfusão miocárdica. Nas diversas partes do miocárdio o radioisótopo injetado emite uma radiação que é convertida em uma imagem luminosa (cintilação), observada através de uma

Relacionados

  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas