Cintilografia das paratireoides

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DNA
Profª: Nelza Lima
Aluna: Priscila dos Reis Costa
Disciplina: Medicina Nuclear
Turma: RXNA 12

CINTILOGRAFIA DAS PARATIREÓIDES

ANANINDEUA-PA
2013Considerações Iniciais:
Esta atividade de pesquisa tem como objetivo demonstrar o exame de cintilografia das paratireóides, classificação, metodologia, alguns cuidados antes da realização do mesmo,indicações, o método utilizado (dupla-fase do SESTAMIBI-99mTc), este concentra-se tanto nas células foliculares da tireóide como nas células oxifílicas da paratireóide hiperfuncionante, com aumento gradativo dasua concentração, até atingir um pico máximo em torno dos 60 minutos, em seguida, o clareamento ocorre em velocidades distintas nos dois tipos celulares, sendo mais rápido na tireóide e mais lentonas paratireóides hiperfuncionantes.
Com a Medicina Nuclear é possível a detecção intra-operatória das glândulas paratireóides hiperfuncionantes com o auxílio de um aparelho denominado GAMA-PROBE, oqual associado ao estudo cintilográfico prévio permite uma avaliação pré-operatório mais exato, realização de incisões cirúrgicas menores, cirurgias mais rápidas e com menor taxa de morbidade.
Nesteapresenta também um pouco, a cintilografia da tireóide, o método utilizado e características do exame. Mostra que com a cintilografia pode-se evidenciar o número de nódulos hiperfuncionantes.Portanto, a cintilografia tem sido muito utilizada, também, na detecção de bócio.

Cintilografia das Paratireóides
As glândulas paratireóides são estruturas localizadas geralmente adjacentes à glândulatireóide e são responsáveis pela produção do hormônio chamado paratormônio (PTH), o qual atua no controle do metabolismo do íon cálcio em nosso organismo.
Alterações patológicas que geram o aumento deprodução do PTH produzem um quadro clínico denominado hiperparatireoidismo, que é classificado segundo a sua etiologia:
* Primário: geralmente decorrente de tumores benignos denominados...