Cintilografia das paratireoides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2240 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DNA
Profª: Nelza Lima
Aluna: Priscila dos Reis Costa
Disciplina: Medicina Nuclear
Turma: RXNA 12

CINTILOGRAFIA DAS PARATIREÓIDES

ANANINDEUA-PA
2013
Considerações Iniciais:
Esta atividade de pesquisa tem como objetivo demonstrar o exame de cintilografia das paratireóides, classificação, metodologia, alguns cuidados antes da realização do mesmo,indicações, o método utilizado (dupla-fase do SESTAMIBI-99mTc), este concentra-se tanto nas células foliculares da tireóide como nas células oxifílicas da paratireóide hiperfuncionante, com aumento gradativo da sua concentração, até atingir um pico máximo em torno dos 60 minutos, em seguida, o clareamento ocorre em velocidades distintas nos dois tipos celulares, sendo mais rápido na tireóide e mais lentonas paratireóides hiperfuncionantes.
Com a Medicina Nuclear é possível a detecção intra-operatória das glândulas paratireóides hiperfuncionantes com o auxílio de um aparelho denominado GAMA-PROBE, o qual associado ao estudo cintilográfico prévio permite uma avaliação pré-operatório mais exato, realização de incisões cirúrgicas menores, cirurgias mais rápidas e com menor taxa de morbidade.
Nesteapresenta também um pouco, a cintilografia da tireóide, o método utilizado e características do exame. Mostra que com a cintilografia pode-se evidenciar o número de nódulos hiperfuncionantes.
Portanto, a cintilografia tem sido muito utilizada, também, na detecção de bócio.

Cintilografia das Paratireóides
As glândulas paratireóides são estruturas localizadas geralmente adjacentes à glândulatireóide e são responsáveis pela produção do hormônio chamado paratormônio (PTH), o qual atua no controle do metabolismo do íon cálcio em nosso organismo.
Alterações patológicas que geram o aumento de produção do PTH produzem um quadro clínico denominado hiperparatireoidismo, que é classificado segundo a sua etiologia:
* Primário: geralmente decorrente de tumores benignos denominados adenomas.* Secundário: causado por Hiperplasia das paratireóides em virtude de patologias como insuficiência renal crônica ou osteomalácia
* Terciário: de etiologia ainda não plenamente conhecida.
A medicina nuclear se faz presente na avaliação de alterações da fisiologia destas glândulas através do estudo cintilográfico das paratireóides, o qual consiste na administração injetável de uma pequenaquantidade de traçador radioativo. (geralmente em veia periférica do antebraço ) e posterior aquisição de imagens iniciais e tardias das regiões cervical e torácica ( após 10 minutos e 2 a 4 horas respectivamente ) .
Cada etapa do procedimento dura em média 15 minutos, estando o paciente livre para seus compromissos rotineiros durante o intervalo.
A necessidade de realização de imagens adicionaisserá avaliada pelo médico nuclear ao final das imagens tardias.
O Estudo ainda pode ser complementado com a cintilografia da tireóide em casos específicos ou na suspeita de existência de nódulos tireoidianos, aumentando desta forma a especificidade do método.
O procedimento é indolor. O radiotraçador utilizado não provoca reação alérgica, não é prejudicial à saúde e a taxa de exposição àradiação é relativamente baixa.
Alguns cuidados:
* Dieta NORMAL 
* NÃO é necessário jejum 
* NÃO é necessário suspender medicações. 
* O exame é realizado em três fases: injeção com imagem precoce e duas imagens tardias. No momento da injeção será marcado o horário da realização das imagens. O período mínimo entre a injeção e última imagem é de cerca de 2 a 3 horas. Reservar todo odia para a realização do exame. Podem ser necessárias mais imagens e/ou complementação a critério do médico nuclear
* No período entre a injeção e o exame o paciente deverá tomar bastante  líquido. O paciente pode manter suas atividades NORMALMENTE.
* Trazer cintilografias anteriores e exames de ultra-som, tomografia e ressonância  magnética que tenham sido realizados para a mesma...
tracking img