CINQUENTA ANOS EM CINCO – PLANO DE METAS

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
O objetivo desse artigo é explicar o plano de metas de JK. Características básicas da economia brasileira decorrentes do aumento da presença do Estado e das empresas internacionais no cenário econômico. País de industrialização retardatária, a partir dos anos de 1930 e, sobretudo, depois da Segunda Guerra Mundial, teve um fabuloso crescimento econômico, consolidando seu setor industrial.
Entre1956 e 1961 o Brasil teve uma nova fase de industrialização, houve um salto tecnológico e uma ampliação da capacidade produtiva como nunca tinha sido vista antes no país. Nessa época o Brasil passou a investir na industrialização “pesada” (Maquinas produzindo maquinas), porem essa “nova industrialização” só foi possível com a associação com empresas internacionaisi.
O plano de metas de Juscelinofoi o ponto de partida para o processo industrial, ele modificou a economia brasileira com esse audacioso plano, que previa crescimento de cinquenta anos em cinco. Para pôr em pratica esse plano foi necessário o estado investindo em infraestrutura e o desenvolvimento de uma indústria base, ou seja, o estado era responsável por criar condições para a instalação de indústrias estrangeiras de grandeporte no país. Ao Estado coube o papel de garantir as condições para a acumulação de capital por estas empresas, estes fatores permitiram a entrada de investimentos do capital internacional no Brasil. Estado e multinacionais europeias comandaram o processo de industrialização pesada do país.
Após a segunda guerra mundial a industrialização no Brasil, não se tratava mais um “reação” do queacontecia fora do país, mas sim a principal maneira que o governo encontrou para modernizar e aumentar a taxa de crescimento econômico, assim o país conseguiu acumular capital significativo que possibilitou os investimentos estatais do período imediatamente posterior a II Guerra, investimento este que ocorreu principalmente em infraestrutura.
O desenvolvimento estatal de indústrias na área química, desiderurgia e de energia deu ao país as condições de receber a indústria pesada estrangeira. A indústria pesada forjada durante o período JK completava o ciclo de substituições das importações. Ao contrário das fases anteriores do desenvolvimento industrial brasileiro, em que a indústria de substituições se prestava a uma indústria de bens de consumo, nesta fase a substituição se fazia presente emprodutos de consumo para capitalistas.



Desenvolvimento
Antes mesmo de seu início, o governo de Juscelino Kubitschek enfrentou uma série de dificuldades. As adversidades políticas que marcaram o período entre sua indicação como candidato e sua posse como presidente não deixavam dúvidas quanto à difícil oposição que teria pela frente. Parecia não existir possibilidade de meio termo para onovo presidente, e por isso mesmo o apoio da opinião pública seria a única forma de garantir sua manutenção no cargo. Era preciso ousar, e JK ousou ao anunciar seu programa de governo – 50 anos de progresso em 5 anos de realizações, com pleno respeito às instituições democráticas.
Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançado em diversos setores daeconomia que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31a, chamada de meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio de JK. Não se pode dizer que essa fosse a primeira experiência de Juscelino de governar com base num plano de desenvolvimento. Guardadas as devidas proporções, como governador deMinas Gerais de 1951 a 1955, JK já tinha eleito o binômio energia e transportes como metas de desenvolvimento para a sua gestão.
Tanto o plano de governo mineiro quanto o Plano de Metas de Juscelino foram elaborados com base em estudos e diagnósticos realizados desde o início da década de 1940 por diversas comissões e missões econômicas. O último grande esforço de diagnóstico dos entraves ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinquenta anos em cinco
  • Cinquenta Anos Em Cinco
  • Cinquenta anos da cepal
  • Nos Ltimos Cinquenta Anos
  • Plano de metas
  • Plano de metas
  • Plano de metas
  • plano de metas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!