Cinetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Observações no procedimento:
(a) – Em um tubo de ensaio seco colocamos uma pequena quantidade (uma ponta de espátula) de sulfato de cobre pentahidratado. Aquecemos brandamente no bico deBunsen, o sólido e podemos observar que na parede do tubo de ensaio formaram-se gotículas de água (água que evaporou da mistura), continuamos aquecendo para que a água observada na parede do tubo evaporassepor completo. 
Deixamos o tubo esfriar por completo e em seguida adicionamos 20 gotas de água destilada ao produto resultante. 
O que podemos observar é que houve uma absorção decalor, pois o tubo de ensaio ficou quente (um calor considerável, já que com o toque das mãos podemos perceber um aumento grande na temperatura). A temperatura subiu, de 24 graus Celsius (temperaturaambiente) para em torno de 100 a 110 graus Celsius (reação exotérmica).

(b) – Com o auxilio de uma pinça de ferro, pegamos um pedaço de fita de magnésio e aproximamos da chama oxidante do bico deBunsen. Esperamos a reação iniciar e, então, tiramos a fita da chama.
O que podemos observar é que o magnésio produziu uma luz intensa (de cor branca), e depois que a reação acabou ele ficouesbranquiçado.

(c) – Pegamos cerca de 2g de hidróxido de sódio em um béquer de 100ml, e adicionamos cerca de 20ml de água . Agitamos com o auxilio de um bastão de vidro até dissolver todo o hidróxido desódio.
O que podemos observar é que a reação aconteceu, os dois se misturaram por completo. A temperatura subiu, de 24 graus Celsius (temperatura ambiente) para 30 graus Celsius, (Reação exotérmica).(d) - Pegamos cerca de 2g de cloreto de sódio em um béquer de 100ml, e adicionamos cerca de 20ml de água . Agitamos com o auxilio de um bastão de vidro até dissolver todo o cloreto de sódio.
Oque podemos observar é que não aconteceu nada com a mistura da água no cloreto de sódio, nem na temperatura, que continuou a mesma que a inicial (temperatura ambiente).

(e) - Pegamos cerca...
tracking img