Cinetica quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL





EXPERIMENTO Nº6
TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE




ALUNO: Andressa Ilana Soares Galdino.
TURMA: E3.
PROFESSOR: Jefferson Princival.



RECIFE, 15 DE OUTUBRO DE 2010.

Sumário

INTRODUÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS
PROCEDIMENTO
RESULTADOS E DISCUSSÕESCONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO 1 – QUESTÕES
ANEXO 2 – CÁLCULOS

Introdução

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pela adição de uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentraçãodefinida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Titulação ácido-base
Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado otitulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração incial do titulante e do titulado.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicadorácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante. E é desta forma que o experimento aqui é realizado.
Indicador ácido/base
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em suaconfiguração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH.

Ponto de equivalência
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto finalda titulação. A análise será tanto mais precisa quanto mais próximo o ponto final do ponto de equivalência.

Materiais e métodos

• Materiais – Utilizou-se dos seguintes materiais para o experimento:
- Reagentes: KHP (Hidrogenoftalato de potássio), NaOH (hidróxido de sódio), H3CCOOH (ácido acético impuro encontrado no vinagre) e, C8H5O4K (biftalato de potássio).
- Instrumentos: Pipeta de2 mL, 1 vidro de relógio, 1 proveta, béqueres, 6 erlenmeyers de 250 mL, bastão de vidro, balão volumétrico de 250 mL e, bureta de 50 mL.
- Equipamentos: Balança semi – analítica e balança analítica.

• Métodos – A seguir estão presentes, detalhadamente, os métodos utilizados ao longo do experimento:

2.1 PROCEDIMENTOS
A – Padronização da solução do NaOH
Primeiramente, colocou-se um vidrode relógio na balança semi – analítica, e em seguida tarou-a. No vidro de relógio foi posta a quantidade de NaOH necessária para o preparo de 250 mL de uma solução 0,1 M previamente calculada (segue em anexo). Depois de pesado 1, 01g, o sólido foi transferido para um béquer para ser dissolvido em 50 mL de água destilada (medidos em uma proveta). Até que todo o sólido se dissolvesse, foinecessário o uso de um bastão de vidro para mexer a solução.
Transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 250 mL, e o volume foi completado até a marca indicada no instrumento e depois se agitou o balão para a homogeneidade da solução ser totalmente completada. Este foi fechado e reservado.
Pesou-se na balança analítica três amostras de KHP necessárias para reagir com 20 mL da solução de NaOH...
tracking img