Cinetica enzimatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinética de reações enzimáticas

A cinética de reações enzimáticas é a rigor um caso particular da cinética química. Os seus objetivos são:
1)medir as velocidades das transformações que seprocessam
2)estudar a influencia de condições de trabalho, como por exemplo concentração dos reagentes e das enzimas,temperatura,ph,concentração de ativadores e de inibidores.3)Correlacionar as velocidades das transformações com alguns fatores que se afetam
4) Colaborar na otimização do processo considerado;
5) Estabelecer critérios para o controle do processo;
6) Projetar oreator mais adequado

Esses objetivos, resumidamente apontados, dispensam comentários adicionais relativos à importância pratica desse estudo.
Medidas de velocidade
Consideremos o caso emque, em solução aquosa, um dado substrato, de fórmula molecular S,é transformado em produtos de fórmulas moleculares P,Q,Etc.,em uma reação catalisada por um enzima de fórmula molecular E.
Oprimeiro problema que se nos apresenta, ao pretendermos estudar a cinética da reação, é a medida de sua velocidade em condições experimentais conhecidas.
Suponhamos que seja possível no sistemaque nos interessa medir a concentração do substrato durante o desenvolvimento da reação a partir de seu inicio, Essas medidas conduzirão a curva. Essas curvas nos mostram que a velocidade deconsumo do substrato varia de acordo com o tempo, porque como consequência da reação, variam as condições em que o sistema se encontra.
De fato, durante o desenvolvimento da reação, mesmomantendo-o constantes a temperatura e o ph,a concentração do substrato decresce e a concentração da enzima, levando em conta sua labilidade, também pode diminuir consideravelmente, sem esquecer que,em muitos casos, os produtos formados podem atuar como inibidores da ação catalítica da enzima. A rigor, portanto o único instante em que as condições experimentais são conhecidas é o instante...
tracking img