Cinesiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ARTICULAÇÕES DO COTOVELO E RÁDIO-ULNAR

CONSIDERAÇÕES ANATÔMICAS

De conformidade com a finalidade suprema dos elos que constituem o membro superior, isto é, permitir o posicionamento da mão e dedos, a finalidade da articulação do cotovelo é permitir o posicionamento do pulso. Embora o cotovelo seja tipicamente classificado como uma articulação em dobradiça, na verdade são trêsarticulações encerradas numa capsula articular comum: a articulação úmero-ulnar, entre a incisura troclear da ulna e a tróclea do úmero; a articulação úmero-radial, entre a face proximal d cabeça do rádio e o capítulo do úmero; e a articulação rádio-ulnar proximal, formada pela cabeça do rádio e incisura radial da ulna. A articulação do cotovelo é estável graças à influência de uma arquitetura óssea forte euma rede de tecido ligamentoso que a circunda.
A cápsula articular cobre completamente as faces articulares e inclui os ligamentos colaterais do rádio (lateral) e da ulna (medial), que são partes espessadas da cápsula propriamente dita. O ligamento colateral do rádio cruza a articulação do cotovelo a partir de sua fixação proximal logo distal ao epicôndilo lateral do úmero em direção à suafixação distal no ligamento anular do rádio. Este ligamento serve para manter a integridade da articulação rádio-ulnar proximal. Mantém a cabeça do rádio em contato com a incisura radial da ulna. O ligamento colateral da ulna consiste em três partes que formam uma faixa de aspecto triangular.
A articulação rádio-ulnar média é uma sindesmose formada pela membrana interóssea do antebraço, que mantém,unidos os corpos do rádio e ulna.
A articulação rádio-ulnar distal é uma articulação trocóide entre a cabeça da ulna e a incisura ulnar. Uma cápsula articular circunda a articulação e confere estabilidade.

MOVIMENTOS ARTICULARES

A flexão e extensão geralmente associadas à articulação do cotovelo ocorrem nas articulações úmero-ulnar e úmero-radial. O eixo longitudinal da ulna não estáalinhado com o do antebraço; isto é, o antebraço é dirigido um pouco lateralmente em relação ao eixo umeral, e o desvio é conhecido como ângulo de carga. O ângulo de carga geralmente é de 10 a 15° em homens e 20 a 25° em mulheres. A amplitude de movimento da flexão e extensão é determinada principalmente pela arquitetura articular e é de aproximadamente 140°.
Quando as articulações rádio-ulnarespermitem rotação do antebraço em torno do seu eixo longitudinal, o rádio gira sobre a ulna. Os movimentos de pronação (palma para cima virando para baixo) e supinação (palma para baixo virando para cima) ocorrem na articulação rádio-ulnar proximal quando a cabeça do rádio se move sobre a ulna dentro do ligamento anular.
Na ligação rádio-ulnar distal, a extremidade do rádio gira sobre a cabeça daulna. Foi relatado que a amplitude de movimento para a supinação de pronação é de 120 a 140°.

MÚSCULOS DA ARTICULAÇÃO DO COTOVELO

FLEXORES
Os músculos bíceps do braço, braquial e braquiorradial servem como o grupo de principais flexores do cotovelo. Podem ser auxiliados nesta função por outros músculos que têm uma linha de tração situada na frente do eixo de rotação do cotovelo. Um exemplodesses músculos é o pronador redondo. Basmajian e DeLuca sugeriram que este músculo auxilia na flexão do cotovelo apenas quando o movimento encontra resistência.
Mais recentemente, entretanto, mostrou-se que o músculo pronador é ativo na flexão do cotovelo no mesmo padrão que o bíceps do braço e braquiorradial.
Embora os níveis de ativação permaneçam os mesmos, o bíceps do braço contribui commenos torque para a flexão do cotovelo quando as articulações rádio-ulnares estão em pronação. De fato, quando as articulações rádio-ulnares se movem de uma posição em supinação para uma posição em pronação, o braço de momento do bíceps diminui de 1.964 cm para 1.271 cm, uma redução de 35%. O torque muscular, sendo uma função de multiplicação da tensão (força) e braço de momento, é igualmente...
tracking img