Cinesiologia

Páginas: 24 (5786 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014



Introdução

No Trabalho de cinésiologia você irá encontrar todos os tipos de articulações já citados nas aulas anteriores, irá ver as seguintes articulações: pescoço, ombro, tronco , quadril , quadril, joelho , cotovelo, punho, antebraço e tornozelo.
Verá também os tipo de articulações as sinoviais, cartilaginosas e fibrosas e os movimentos efetuados por cada uma dessas articulaçõescomo flexão, extensão ,inclinação a direita, inclinação a esquerda, abdução , adução, rotação medial , rotação lateral, supinação , pronação , flexão plantar e dorsiflexão e algumas nomenclaturas desconhecidas citadas nos livros aonde foram feito as pesquisas e os ossos que compõe cada uma dessas articulações.

















O TRONCO E A COLUNA VERTEBRAL
Objetivos
Identificar ediferenciar os diferentes tipos de vértebras na coluna vertebral.
Rotular em um quadro do esqueleto os tipos de vértebras e as características importantes.
Desenhar e rotular em um quadro do esqueleto alguns dos músculos do tronco e da coluna vertebral.
Listar e organizar os músculos que produzem os movimentos primários do tronco e da coluna vertebral.
O tronco e o tórax apresentam problemasde cinesiologia que não são encontrados no estudo de outras partes do corpo. Primeiro existe a complexidade da coluna vertebral. Consiste em 24 vértebras articuladas intricadas e complexas, e mais 9 que se apresentam unidas formando 2 ossos. Essas vértebras contêm a medula espinhal com os seus 31 pares de nervos espinhais. Inquestionavelmente é a parte mais complexa do corpo humano, excetuando océrebro e o sistema nervoso central.
A parte anterior do tronco contém os músculos abdominais, que são um pouco diferentes dos outros músculos, porque algumas seções são ligadas por fáscias e faixas tendinosas e assim não se fixam de osso a osso, Além disso, a coluna vertebral contém muitos pequenos músculos intrínsecos, cuja consideração está muito além dos objetivos deste livro.

OSSOS DACOLUNA VERTEBRAL
A intrica e complexa estrutura óssea da coluna vertebral consiste de 24 vértebras articuladas e 9 que são soldadas entre si. A coluna é ainda subdividida em 7 vértebras cervicais (pescoço), 12 vértebras torácicas (tórax) e 5 vértebras lombares (região lombar). O sacro (cintura pélvica posterior) e o cóccix (osso caudal) consistem em 5 e 4 vértebras fundidas, respectivamente. As duasprimeiras vértebras cervicais são unidas pelo fato de as suas formas permitirem extensos movimentos de rotação da cabeça para os lados, bem como para a frente e para trás. As curvas normais da coluna capacitam – na a absorver golpes e choques.
Os osso em cada região da coluna (espinha) têm tamanhos e formas ligeiramente diferentes de modo a possibilitar várias funções. As vértebras aumentamem tamanho da região cervical à região lombar, principalmente, porque devem suportar mais peso na região lombar do que no pescoço. As vértebras C2 e L5 apresentam arquitetura semelhante: cada uma delas possui um bloco ósseo anteriormente, conhecido como o corpo, um forame vertebral centralmente para a passagem da medula espinhal, um processo transverso que se projeta lateralmente para cada lado eum processo espinhoso que se projeta posteriormente e que é palpado facilmente.
TÓRAX
O arcabouço esquelético do tórax é formado por 12 pares de costelas. Sete pares são costelas verdadeiras porque se fixam diretamente ao esterno. Cinco pares são considerados falsas costelas; três pares fixam – se indiretamente ao esterno e dois pares são de costelas flutuantes, porque as suas extremidades sãolivres. O manúbrio, o corpo do esterno e o processo xifoide são os outros osso do tórax. Todas as costelas são fixadas posteriormente às vértebras torácicas.
ARTICULAÇÕES
Excetuada a articulação atlantoaxial formada pelas duas primeiras vértebras cervicais, não há uma grande quantidade de movimentos possíveis entre duas vértebras quaisquer. Entretanto, o efeito cumulativo da combinação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinesiologia
  • cinesiologia
  • CINESIOLOGIA
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia
  • Cinesiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!