Cinesiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta de trabalho Meio Ambiente
    Ao se falar em turista, inevitavelmente fala-se em turismo e especificamente os que desenvolvem suas atividades no meio natural, considerado nesse primeiro momento como ecoturismo, envolve um sério compromisso de responsabilidade social com a natureza. Esta responsabilidade deve ser assumida pelos planejadores, administradores, profissionais e pelo próprioviajante. Porém, alguns cuidados devem ser tomados em relação a temática lazer-educação ambiental, pois existe um "interesse crescente pelo ecoturismo entre os governos dos países em desenvolvimento, os operadores comerciais, as organizações assistenciais, e os conservacionistas dá a dimensão de seu enorme potencial econômico e conservacional" (WESTERN, 2001: 17).
    Privilegiando-se ointeresse econômico e conservacionista no ecoturismo este apresenta um grande potencial com a possibilidade de utilizar os recursos e a mão de obra local. De modo geral fomenta-se a entrada de divisas nas comunidades e/ou locais onde são desenvolvidas as atividades, as quais devem ser orientadas por profissionais competentes para que haja um engajamento dos moradores e o desenvolvimento de projetosadequados ao meio ambiente.
    O ecoturismo acaba por estabelecer inter-relações cada vez mais estreitas com conservação e a educação ambiental (BARROS & DINES, 2000). A natureza torna-se uma parceira de atividades corporais, esportivas, educativas, etc, "implicando na necessidade de uma conservação ambiental para essa prática, bem como de um processo educativo, em que se exercite o conhecimentocomo instrumento de compreensão das relações presentes nos contextos envolvidos" (BRUHNS, 2000: 25).
    O caminho mais apropriado para encontrar soluções que não sejam paliativas ou efêmeras é a interdisciplinaridade. No estudo interdisciplinar cada área do conhecimento contribui com seu saber para equacionar uma única questão. Assim, diferentes profissionais estarão envolvidos no tratamentodessa questão durante o desenvolvimento do trabalho e juntos, com seu saber, poderão criar um método ou encontrar um caminho, a fim solucionar um determinado problema ou, então, contribuir para sua compreensão. Portanto, não se pode deixar de mencionar no trabalho interdisciplinar a participação e utilização das pessoas (atores sociais - os moradores do local), pois o envolvimento de todos permiteque se produza um produto, que poderia aglutinar outros componentes num trabalho mais amplo uma vez que se conhece a realidade. Todavia, muitas vezes se esquece dos atores sociais e de sua realidade, resumindo-se os trabalhos a locais restritos nas mesas do escritório ou mesmo em laboratórios e gabinetes do governo.
    Neste contexto de interdisciplinaridade de "educação ambiental, o recurso àsviagens para o estudo do meio como meio de ruptura da compartimentação do saber e para estimulo a construção singular do conhecimento, facilitada pela experiência direta, coloca-se de modo privilegiado por tudo o que pode oferecer, analogamente aos momentos de lazer, de favorável a sensibilização e a percepção" (SERRANO 2000: 12). Entretanto nas últimas décadas tem aumentado o debate sobre lazer eturismo e suas relações com a problemática ambiental, "merecendo atenção dos diversos setores da vida social e da produção acadêmica", uma abordagem não modista, mas atual e relevante, exigindo "analises multirreferenciadas e cada vez mais rigorosas em busca de sua compreensão" (VILLAVERDE, 2003: 54).
    Ao abordar tais atividades sejam elas conservacionista ou comercial é uma tarefa complexaexplorar os motivos que expliquem o interesse da sociedade por atividade de lazer e turismo junto à natureza (BARROS, 2000). Outro aspecto a se levar em consideração é o profissional, ou melhor, o educador, o qual têm como papel facilitar, sugerir, propiciar esta vivência junto à natureza, com um padrão ético, ou seja, orientar os indivíduos dentro de um conjunto de normas morais e sociais....
tracking img