Cinesiologia-analise do chute

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CINESIOLOGIA



ANALISE DO CHUTE



































FASE 1: ANÁLISE DE MOVIMENTOS DURANTE A ATIVIDADE DESPORTIVA E RECREATIVA




O futebol ainda um dos esportes mais praticados no Brasil, e certamente é o mais popular. Sua popularização deve-se a muitas coisas como regras fáceis, espaço, igualdade de condições dos praticantes e etc.Se aceitarmos a premissa de Witter, 1982, (apud Daolio, 1997) de que estudar o futebol é estudar o povo brasileiro, temos que procurar ver naquela prática as expressões do homem brasileiro. É uma das formas de esse homem nacional se expressar é através de crenças e superstições, buscando muitas vezes explicações sobrenaturais para problemas que ele não consegue entender.
O futebol apresentaalgumas adaptações que possibilita sua pratica além dos gramados como o uso da quadra, da areia e de campos de menor dimensão tanto natural como artificial.
Sua popularização é muito grande e é bastante praticado no ambiente escolar onde o futebol de salão (quadra) é muito praticado sendo que, antigamente, apenas os meninos o praticavam, agora temos times com meninas e mistos.TÉCNICAS PARA O CHUTE


Os chutes no futebol podem ser realizados de várias formas, com bola parada ou em movimento; próxima ao solo; no chão ou em elevação.
Para a execução da técnica, Barbosa, 1998 (apud Golomazov,1996), destaca as posições dos pés de apoio e de toque, que contribuem para a direção e precisão dos chutes. Outros fatores a serem considerados é o posicionamento do tronco, oequilíbrio do corpo, a força e a velocidade aplicada à bola.
O chute é a principal ação durante o jogo que pode resultar em gol. Ele é a ação de golpear a bola com um dos pés geralmente com a fase dorsal do pé, mas também há chutes com a ponta dos dedos e mesmo com o calcanhar.
Para a realização do chute é necessário a aproximação da bola, geralmente com o aumento da velocidade, quanto maiora velocidade mais forte o chute.
Posteriormente o praticante apóia todo o peso em uma das pernas que servirá de apoio para todo o peso do corpo. No momento do chute a perna que não está em contato com a bola sofre uma extensão brusca do joelho no mesmo tempo em que o outro joelho fica semi flexionado, há contração abdominal até a realização do chute.
Ao final o há uma desaceleração damusculatura através dos músculos antagonistas.
Muitas são as articulações envolvidas durante o chute, sendo que abaixo temos as principais articulações e seus planos e eixos.
Ombros - Flexão e extensão no plano mediano em torno do eixo lateral. Flexão – a flexão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos deltóide (parte clavicular), coracobraquial, bíceps braquial (cabeçalonga), e peitoral maior ( parte clavicular)
Extensão – a extensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos deltóide (parte espinhal), latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps braquial (cabeça longa), peitoral maior (parte esternal).

Quadril – movimentos de flexão e extensão no plano sagital nos eixos lateral, transverso. Na flexão os músculos mais requisitados são oreto femoral, o ilíaco e psoas. Na extensão os músculos mais solicitados são semimembranoso, semitendineo e o bíceps femural.

Joelho - O joelho realiza flexão e extensão no plano mediano e nos eixos lateral, transverso. Os músculos motores do joelho podem ser divididos em: grupo muscular anterior da coxa( extensores) e grupo muscular posterior da coxa (flexores), além dos músculos da perna,que são biarticulares.
Os músculos extensores são: reto femoral, vasto intermédio, vasto lateral e vasto medial. Os músculos flexores são: semitendinoso, semimembranoso, bíceps femoral, poplíteo e gastrocnêmio.

Tornozelo – Realiza dorsiflexão e flexão plantar no plano mediano e nos eixos lateral, transverso. A flexão plantar é o movimento em direção à face plantar do pé, sendo efetivado,...
tracking img